Educação Bahia
Concurso para Escritores Escolares tem inscrições prorrogadas até 31 de outubro
Serão premiados estudantes, professores e unidades escolares nos 27 territórios de identidade da Bahia.
06/09/2023 12h55
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Reprodução/Secom Bahia

A 7ª edição do Concurso para Escritores Escolares, organizado pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), e, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), está com as inscrições prorrogadas até 31 de outubro de 2023. O concurso vai contemplar 27 propostas de estudantes de cada um dos Territórios de Identidade, com em textos que retratam os fatos históricos marcantes, personagens e curiosidades do Bicentenário da Independência da Bahia. Também serão premiadas 27 propostas pedagógicas e mais 27 professores, um para cada território, conforme regramento disponível no site – www.fpc.ba.gov.br, totalizando 81 prêmios.

Poderão se inscrever estudantes do Ensino Médio, obrigatoriamente matriculados neste ano, em unidades escolares da rede estadual de ensino. As inscrições também podem ser feita por estudantes que são de regiões agrícolas e comunitárias, e estudantes enquadrados nas diretrizes do art.124, do incisos XI e XII da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescentes), sua inscrição deve ser realizada pela Instituição a qual estão vinculados.

Estudantes menores de 18 anos deverão ser autorizados pelos pais ou responsáveis legais mediante a assinatura de declaração de autorização, disponibilizada pela FPC.

Cada estudante pode inscrever apenas um texto das subcategorias; textos em conto, cordel, crônica, poema e canção, sendo este ficcional ou não, com um total de até 5 páginas, e que abordem os 200 anos da luta pela Independência. Os estudantes vencedores receberão um tablet e um kit com 10 livros.

Professores e escolas

Os professores das Escolas Públicas Estaduais também podem concorrer, basta cada docente inscrever apenas um texto nas subcategorias: conto, cordel, crônica, poema e canção, sendo este ficcional ou não, com um total de até 5 páginas, e que abordem os 200 anos da luta pela Independência. Os ganhadores (27 no total) levarão um notebook e um kit com 10 livros, determinados pela FPC.

Já para as escolas os projetos pedagógicos concorrentes devem dialogar com os componentes curriculares das modalidades de ensino ofertadas pela unidade e agregar toda a comunidade escolar e assim concorrer ao prêmio de sua categoria.

Serão contempladas ao todo 81 propostas (27 estudantes, 27 professores e 27 escolas/projeto pedagógico) que tematizam os fatos históricos, marcantes, personagens, monumentos e demais homenagens aos processos de Independência do Brasil na Bahia.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até 11 de setembro, de modo presencial, na recepção da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), nos Barris; por via digital através do site da FPC, Secult e da SEC; e, pelos Correios para o endereço Rua General Labatut, nº 27 – Barris, Salvador – Bahia, CEP: 40.070-100.

As dúvidas com relação ao edital devem ser enviadas pelo e-mail concurso.escritores@fpc.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/SEC