Segurança Segurança Pública
PCPR na Comunidade leva serviços gratuitos para mais de 400 pessoas em Colombo
Os policiais civis fizeram registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalid...
06/09/2023 11h55
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Adilson Domingues/PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 400 pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nos dias 4 e 5 (segunda e terça-feira), na Escola Rural Municipal João José Gasparin, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os policiais civis fizeram registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade. Além disso, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da Polícia Civil, aproximando a instituição da comunidade. Na ação, ainda foram confeccionadas 310 carteiras de identidade.

A PCPR ainda levou ao local uma exposição de perícia papiloscópica, apresentação com os cães policiais do Núcleo de Operação com Cães (NOC) e promoveu atividades lúdicas com as crianças.

“A edição realizada em Colombo foi muito importante para atender a população. Mais de 400 pessoas foram beneficiadas no evento e as crianças da rede de ensino tiveram palestras sobre prevenção ao bullying e abuso sexual. É uma forma moderna da Polícia Civil levar segurança de forma humanizada a toda população paranaense”, disse o coordenador do projeto, João Mario Goes.

A diretora da escola, Ana Paula Magalhães Strapasson, agradeceu a parceria e os serviços prestados aos alunos da instituição. “Também ressalto a grande importância desse trabalho e toda a dedicação dos policiais civis para garantir a identificação e a cidadania das nossas crianças”, disse.

Lucimara Silva, moradora de Colombo,destacou que a ação no município facilitou a vida da população. “Todos os serviços estavam em apenas um local, não precisamos nos deslocar para outro lugar para confeccionar o documento de identificação. Foi tudo muito fácil”, afirmou.

PALESTRA– Durante o segundo dia de evento, foram ministradas palestras aos alunos da rede municipal de ensino sobre temas como prevenção contra violência sexual infantil e bullying. A iniciativa foi ofertada para 142 crianças, com idades entre 4 e 10 anos.

De acordo com a delegada Patrícia Paz, as palestras reforçam a confiança das crianças e adolescentes na atuação da polícia.“Com essas ações, os policiais civis conseguem conscientizar as crianças e adolescentes sobre esses crimes através de atividades lúdicas, como o semáforo do toque e vídeo educativos”, disse.

PCPR NA COMUNIDADE– É um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO– Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade .