A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 400 pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nos dias 4 e 5 (segunda e terça-feira), na Escola Rural Municipal João José Gasparin, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Os policiais civis fizeram registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade. Além disso, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da Polícia Civil, aproximando a instituição da comunidade. Na ação, ainda foram confeccionadas 310 carteiras de identidade.
A PCPR ainda levou ao local uma exposição de perícia papiloscópica, apresentação com os cães policiais do Núcleo de Operação com Cães (NOC) e promoveu atividades lúdicas com as crianças.
“A edição realizada em Colombo foi muito importante para atender a população. Mais de 400 pessoas foram beneficiadas no evento e as crianças da rede de ensino tiveram palestras sobre prevenção ao bullying e abuso sexual. É uma forma moderna da Polícia Civil levar segurança de forma humanizada a toda população paranaense”, disse o coordenador do projeto, João Mario Goes.
A diretora da escola, Ana Paula Magalhães Strapasson, agradeceu a parceria e os serviços prestados aos alunos da instituição. “Também ressalto a grande importância desse trabalho e toda a dedicação dos policiais civis para garantir a identificação e a cidadania das nossas crianças”, disse.
Lucimara Silva, moradora de Colombo,destacou que a ação no município facilitou a vida da população. “Todos os serviços estavam em apenas um local, não precisamos nos deslocar para outro lugar para confeccionar o documento de identificação. Foi tudo muito fácil”, afirmou.
PALESTRA– Durante o segundo dia de evento, foram ministradas palestras aos alunos da rede municipal de ensino sobre temas como prevenção contra violência sexual infantil e bullying. A iniciativa foi ofertada para 142 crianças, com idades entre 4 e 10 anos.
De acordo com a delegada Patrícia Paz, as palestras reforçam a confiança das crianças e adolescentes na atuação da polícia.“Com essas ações, os policiais civis conseguem conscientizar as crianças e adolescentes sobre esses crimes através de atividades lúdicas, como o semáforo do toque e vídeo educativos”, disse.
PCPR NA COMUNIDADE– É um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO– Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade .