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Samu 192 Ceará supera metas e reduz tempo-resposta de atendimento
Habituado a capacitar pessoas para ações de primeiros socorros, o bombeiro civil George Lima, 41, não esperava que ele mesmo pudesse precisar de aj...
06/09/2023 11h10
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Habituado a capacitar pessoas para ações de primeiros socorros, o bombeiro civil George Lima, 41, não esperava que ele mesmo pudesse precisar de ajuda. Em fevereiro deste ano, enquanto ministrava um curso no município de Alto Santo, localizado na microrregião do Baixo Jaguaribe, George foi ao banheiro e desmaiou. Havia sofrido uma parada cardiorrespiratória, que é a interrupção inesperada e repentina do trabalho cardíaco e da respiração, com a consequente perda da consciência. Assim que perceberam, os alunos acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará.

Chegando ao local, a equipe realizou todos os procedimentos emergenciais necessários ao paciente e conseguiu minimizar sequelas e evitar desdobramentos letais ao quadro de saúde do homem, que recobrou a consciência e foi encaminhado para o hospital de referência mais adequado para seu caso. Uma peça fundamental influenciou diretamente esse desfecho positivo: a agilidade de encaminhamento da ambulância até o paciente, o chamado “tempo-resposta”.

No primeiro semestre de 2023, o Samu 192 Ceará não apenas alcançou, como superou as metas de tempo-resposta no atendimento a pacientes de todo o estado, reduzindo a espera de quem precisa de socorro imediato.

Cinco meses após o ocorrido, George, que também é técnico em segurança do trabalho, voltou ao Samu por conta própria, na Base de Russas, cidade na qual vive, especialmente para agradecer pelo serviço recebido em Alto Santo, pela equipe da Base Polo de Limoeiro do Norte. Já recuperado, atualmente, afirmou à reportagem: “Eu só estou vivo pelo atendimento do Samu e pelas mãos de Deus”, constatou. “Se não fosse a rapidez do Samu, eu não teria o privilégio de dar meu testemunho agora. Era para eu estar na cama, só recebendo pela boca”, relatou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Após um período em tratamento no hospital, George ainda recebe acompanhamento médico, mas comemora já ter retomado as atividades profissionais e o fato de estar apto para realizar quase todas as tarefas do cotidiano. “Precisei implantar um aparelho desfibrilador, que monitora os batimentos cardíacos, mas levo uma vida normal. Tenho apenas limitações com relação a levantar peso, mas isso é temporário”, conta o bombeiro. “As sequelas só não foram maiores por causa da chegada rápida do Samu, que tem uma equipe surreal”, avalia George.

Serviço estratégico para evitar óbitos e atenuar sequelas

O Samu 192 Ceará, como parte da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é considerado estratégico no desenlace das ocorrências. A diminuição do tempo-resposta, que são os minutos que se leva desde o recebimento da ligação pelo 192 até a chegada da ambulância ao paciente, contribui não só para a redução de mortalidade entre a população e do tempo de internação em uma unidade hospitalar, se for o caso, como também diminui a letalidade dos casos e atenua sequelas na vítima. Além disso, evita situações que poderiam resultar de uma intervenção tardia ou inadequada.

E como encurtar esse intervalo de chegada das equipes? De acordo com o coordenador da Central de Regulação das Urgências (CRU) da macrorregião do Eusébio, que atende às Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central, Jefferson Oliveira, uma das formas de atender às metas de tempo-resposta do Samu 192 Ceará é distribuir as ambulâncias de maneira estratégica entre as Bases.

Uma ação que também colabora para agilizar o alcance da ambulância até a vítima é a coleta de informações de localização e das condições do paciente, informações repassadas pela própria pessoa que faz a ligação para o 192, que pode ser um(a) parente, amigo(a) da vítima ou, até mesmo, um(a) cidadão(ã) que testemunha uma ocorrência e busca socorro. Conhecendo esse cenário, é que a equipe poderá decidir o tipo de atendimento adequado para cada caso.

“Outra medida importante é o uso racional das equipes e ambulâncias do Samu, orientando ao solicitante como proceder por conta própria em casos sem urgência”, indica Oliveira. Ele explica que, dessa forma, previne-se de enviar ambulâncias para casos nos quais não há necessidade e se direciona o atendimento a casos de real urgência, como suspeitas de infarto, queimaduras graves, afogamentos, choques elétricos, trabalhos de parto, acidentes automobilísticos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), entre outros.

Celeridade também representa qualidade

O superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça, acrescenta que o tempo-resposta é o principal parâmetro de atendimento do Serviço e que sua redução representa não apenas mais agilidade, mas também mais qualidade de atendimento, uma vez que isso se reflete diretamente na resolução exitosa dos casos.

“É isso que salva vidas. Quando falamos no Samu, falamos em um serviço que atende a pacientes que estão no momento mais crítico da sua vida. E esse problema de saúde deve ser sanado o quanto antes”, explica o médico emergencista.

Atendimentos e Indicadores de 2023
Além da diminuição do tempo-resposta, outros dados registram o desempenho do Serviço no primeiro semestre de 2023. Segundo o Boletim de Indicadores do Samu 192 Ceará, no 1º semestre de 2023, somente de janeiro a junho foram registradas quase 45 mil ocorrências, uma média de 7 mil ao mês. A maioria dos pacientes foi do sexo masculino (59,10%) e o público alcançado se distribui por todas as faixas etárias. O maior número de ocorrências concentrou-se entre o público adulto, seguido do idoso.

Dentre os diagnósticos, 3.125 atendimentos socorreram pacientes por infarto ou AVC. Destes, 304 foram beneficiados pelo kit trombolítico, um medicamento de alto custo e essencial para aumentar as chances de sobrevivência e reduzir possíveis sequelas.