Saúde Saúde
Hora dourada: HGCC incentiva o aleitamento materno na primeira hora de vida dos bebês
Conhecida como hora dourada, a amamentação nos primeiros 60 minutos após o parto potencializa o sucesso do aleitamento para a mãe e o bebê, mas nem...
31/08/2023 12h40
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Conhecida como hora dourada, a amamentação nos primeiros 60 minutos após o parto potencializa o sucesso do aleitamento para a mãe e o bebê, mas nem todas as gestantes sabem dessa informação. É o caso da autônoma Vitória Silva Oliveira, de 23 anos. Ela não conhecia a prática e não teve a oportunidade de amamentar seu primeiro filho na hora dourada. No nascimento da sua segunda filha, a história foi diferente.

Graças à equipe obstétrica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a primeira mamada da pequena Maria Aylla, nos primeiros minutos de vida, tornou-se um momento de boas lembranças. “Foi ótimo, ela pegou bem o peito e eu me senti ótima amamentando. Não tive o meu primeiro filho aqui [no HGCC] e não amamentei na primeira gravidez, mas, agora, fiquei muito feliz, alegre e orgulhosa. Ela pegou logo e amamentou super bem”, derrete-se Oliveira.

De acordo com a enfermeira obstetra Luisiane Benevinuto, muitas mães chegam à sala de parto com dúvidas, mesmo aquelas que amamentaram anteriormente. A equipe de obstetrícia estimula as mães e tira as dúvidas que surgem. “Priorizamos muito a hora de ouro e a humanização do parto. Se o bebê nasce bem, com um bom tônus e boa vitalidade, fazemos a amamentação assim que ele nasce. No primeiro chorinho, colocamos o bebê no peito da mãe, estimulando a amamentação, observando a pega e a sucção do bebê num primeiro momento”, explica.

A hora dourada

Mara Queline, também enfermeira obstetra, esclarece que a promoção da hora dourada consiste em três etapas. “Assim que o bebê nasce, a gente espera o tempo oportuno para clampear o cordão umbilical e, em seguida, colocamos o bebê em contato direto com a mãe, pele a pele. Depois, ajudamos o bebê a pegar o peito e os envolvemos com um campo aquecido”, detalha a enfermeira, que conta com a ajuda das técnicas de Enfermagem para realizar o procedimento.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Benefícios do leite materno

O leite materno é muito importante e protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias; diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes; reduz a chance de desenvolver obesidade; e desenvolve a capacidade cognitiva do bebê. O HGCC incentiva as gestantes. O hospital faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Contato pele a pele

O contato pele a pele promove muitos benefícios, como a regulação e a manutenção de temperatura do bebê e a proteção imunológica. Para a mãe, o momento estimula a produção de ocitocina, que evita hemorragia pós-parto, e a prolactina. Os dois hormônios são responsáveis pela amamentação e a liberação do leite produzido.

A equipe destaca que a promoção da hora dourada deve acontecer tanto em partos normais quanto cesarianos. Caso não seja possível de ser realizado, o estímulo à amamentação deve acontecer posteriormente.