Educação Educação
Secretaria da Educação mobiliza comunidade escolar para qualificar oferta dos Itinerários Formativos em 2024
A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre 29 de agosto e 8 de setembro, uma mobilização da comunidade escolar para ouvir a opinião de alunos ...
29/08/2023 15h01
Por: Redação Fonte: Secom RS
-

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre 29 de agosto e 8 de setembro, uma mobilização da comunidade escolar para ouvir a opinião de alunos e professores da 2ª série do Ensino Médio. A ação buscagarantir uma construção coletiva do Ensino Médio Gaúcho e qualificar a oferta dos Itinerários Formativos para 2024.Ao todo, são duas etapas – preenchimento de formulários e visita técnica às escolas estaduais. A iniciativa abrange cerca de 1.100 instituições de ensino e envolve, além dos docentes, 90 mil alunos.

Site do Ensino Médio Gaúcho

Portal Educação RS

Preenchimento de formulários

A primeira etapa é constituída pelo preenchimento de dois formulários virtuais, que estarão disponíveis no site do Ensino Médio Gaúcho. Ao acessar o site, os alunos e os professores serão direcionados ao Portal Educação RS.

Um formulário deverá ser respondido pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio Gaúcho e o outro deverá ser respondido pelos professores que atuam nessa etapa.

Os professores responderão a esse formulário por meio do seu login, já existente no Portal Educação RS. Os estudantes também deverão fazer login, inserindo nome e número da matrícula e utilizando os últimos quatro dígitos de sua matrícula como senha.

Visita técnica às escolas estaduais

De forma concomitante às respostas dos formulários, serão realizadas visitas por assessores técnicos da Divisão de Ensino Médio da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação nas escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio Gaúcho.

A intenção principal dessas visitas é perceber o engajamento dos estudantes com a proposta ofertada nas Trilhas, de modo a compreender não somente seu nível de satisfação, como também o quanto a aprendizagem desenvolvida vai ao encontro de suas necessidades educacionais e pessoais.

Essa escuta oportunizará à Seduc um contato mais efetivo com a realidade das escolas e será relevante para a reestruturação da oferta dos Itinerários Formativos para 2024.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Camila Cargnelutti/Secom