Educação Bahia
Estudantes de escolas públicas de Salvador visitam Festival de Cultura Japonesa
A visita, viabilizada pela Secretaria de Educação (SEC), contou com a presença de cerca de 440 estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer o...
25/08/2023 22h15
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Elisabeth Guerra/SEC

Estudantes de 11 escolas da rede pública estadual de ensino estiveram, nesta sexta-feira (25), do Festival de Cultura Japonesa – Bon Odori, que ocorre até domingo (27), no Parque de Exposições, em Salvador. A visita, viabilizada pela Secretaria de Educação (SEC), contou com a presença de cerca de 440 estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer os espaços culturais, a feira e aprender mais sobre a cultura japonesa.

A atividade complementa as oficinas sobre a cultura nipônica realizadas, ao longo do ano, nos colégios da rede estadual, como as de origami e de produção de mangá. Pela manhã, os alunos dos colégios estaduais Góes Calmon, Luís Viana, Edvaldo Brandão, Ana Bernardes e Padre Palmeira foram os primeiros a visitar o espaço. À tarde, foi a vez dos alunos dos colégios estaduais Navarro de Brito, CEEP Saúde Carneiro Ribeiro, Prisciliano Silva, Classe II, Armandina Marques e Polivalente de Amaralina.

Durante o passeio, os estudantes visitaram estandes de artesanato, onde aprenderam sobre a confecção de produtos artísticos, a exemplo das bolas temari e os origamis. Também passaram pelo estande de Furoshiki, onde ocorria uma demonstração de uma técnica japonesa de amarração em pano quadrado, que serve para embrulhar, transportar e proteger objetos. Além disso, percorreram as barracas de doces, mangás e produtos asiáticos.

Raísa de Jesus Gomes, 18 anos, do 2º ano do Colégio Estadual Góes Calmon, em Brotas, compartilhou sua experiência de participar do festival e conhecer mais sobre a cultura japonesa. “Achei incrível nossa visita ao festival. É a primeira vez que participo de um evento assim e estou encantada com cada detalhe. A escola nos proporcionou conhecer um pouco mais da cultura japonesa e aprender fora da escola é sensacional. Vamos aproveitar muito”.

Hebert Bomfim Castro, 15, do 8° ano do Colégio Estadual Ana Bernardes, localizado no bairro Cajazeiras VI, ressaltou a importância de os estudantes da rede pública participarem desse evento. “A cultura japonesa está muito presente em nosso país devido à imigração e aos produtos televisivos que consumimos e poder aprender mais sobre essa cultura com a nossa escola, em um evento como este, é muito empolgante”.

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Luís Viana, localizado no bairro de Brotas, Eugênia da Silva Reis, que acompanhou os alunos durante a visita, também compartilhou suas perspectivas sobre a importância educacional e cultural do evento. “É uma chance de tirar os alunos da sala de aula e promover experiências culturais que vão agregar muito valor para o conhecimento deles. Para aproveitar a vinda até o festival, a ideia é fazer uma atividade na escola, de artes e língua portuguesa, para contextualizar tudo que eles presenciaram aqui”.

Fonte: Ascom/SEC