Educação Esporte e juventude
Educação realiza Festival Universitário de Praia em Brasileia
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realiza neste fim de semana, 25, 26 e 27, o I Festival Universitár...
25/08/2023 14h15
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realiza neste fim de semana, 25, 26 e 27, o I Festival Universitário na Praia do Adolfo, em Brasileia. Ao todo, nove faculdades participam das atividades, além de universidades do Peru e da Bolívia.

Participarão das competições 300 atletas e mais de 800 pessoas estarão envolvidas diretamente na ação. Serão realizados jogos de truco, dominó, futmesa, futevôlei e vôlei de praia.

O diretor de Juventude da SEE, Júnior Santiago, explica que o objetivo do festival é difundir o desporto universitário também nos municípios do interior. “Estamos iniciando pelo Alto Acre, e nosso objetivo é chegar com esse formato de competição a todas as regionais do estado”, afirma.

Vôlei de Praia será uma das modalidades do I Festival de Praia Universitário de Brasileia. Foto: Stalin Melo/SEE

Para se ter uma ideia da importância do evento para o Estado, somente o Município de Cruzeiro do Sul está enviando algo em torno de 50 atletas para as competições. Para realizar o evento em parceria com a Prefeitura de Brasileia, o governo do Estado está garantindo o transporte, a alimentação e a hospedagem de todos os atletas e dos participantes.

Ao envolver universidades de países vizinhos como Peru e Bolívia, a meta do evento é também intensificar o intercâmbio esportivo.

Além das competições, uma extensa agenda cultural estará sendo realizada na Praça Hugo Poli, no centro de Brasileia. “Três bandas já estão confirmadas para animar as noites do festival”, informa o diretor de Juventude da SEE.

Todos os atletas que participarem das competições receberão abadás e haverá troféus e medalhas para as equipes vencedoras. “Além da importância para o esporte, trata-se de um festival que ajuda a aquecer a economia da região”, destaca Júnior Santiago.