Qualidade de vida e dignidade para a população. É com esses objetivos que o Programa Fundhacre na Comunidade, desde a segunda-feira, 21, realiza atendimentos no Hospital Dermatológico de Cruzeiro do Sul. A ação segue até a próxima sexta-feira, 25.
Após a equipe técnica da Fundhacre e a Oficina Ortopédica realizarem o quantitativo e atualização cadastral dos pacientes na região, a fase agora consiste em ofertar o atendimento médico, fisioterapêutico e a confecção dos moldes das órteses, próteses, botas ortopédicas, palmilhas e sapatos.
De acordo com o diretor de Planejamento da Fundhacre, Durival Brito, o intuito é atender toda a demanda da região do Juruá.
“O objetivo é que a Fundhacre, por meio da Oficina Ortopédica de Rio Branco, e o Núcleo em Cruzeiro do Sul atendam toda a demanda da regional do Vale do Juruá. O que queremos com essa ação de governo é devolver às pessoas a qualidade de vida”, afirma.
Cerca de mais de 350 pessoas serão contempladas com a entrega desses equipamentos que ajudarão na locomoção e na melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com sequelas da hanseníase, outras doenças ou que foram vítimas de acidentes.
“Essa ação é um pedido do governador Gladson Cameli, que acionou a Fundhacre por meio do presidente João Paulo, que trouxe toda a equipe aqui para o Juruá. Estamos atendendo todos aqueles que precisam de órteses e próteses. É uma prioridade do governo”, destaca Raquel Batista, coordenadora do Gabinete do Governo no Juruá.
Márcia Silvia de Menezes, moradora de Cruzeiro do Sul, levou o filho Emanoel Ângelo Menezes de Oliveira, de 7 anos, para consulta médica, avaliação do fisioterapeuta e confecção do molde da bota ortopédica.
“Como mãe, me sinto muito feliz com esse atendimento. Não temos condições de comprar, porque é muito caro. Então, quando vi essa oportunidade, já que meu filho precisa, vim de imediato. Graças ao governo do Estado, não vou precisar ir a Rio Branco.Tenho certeza que esse atendimento vai ser um divisor de águas na vida do meu filho” afirma a mãe, emocionada.
Idealizado pela atual gestão da Fundação, o Programa Fundhacre na Comunidade tem como intuito aproximar a unidade de saúde da população do estado, levando atendimentos em saúde.
O programa fornece serviços nas especialidades de ortopedia, pediatria, geriatria, oftalmologia, eletrocardiogramas, odontologia, balcão de informações de regulação, exames, consultas e testes rápidos.
Ao todo, desde a primeira edição, que aconteceu em dezembro de 2021, mais de 3 mil pessoas receberam atendimentos em saúde pela ação.