Durante seis dias, 26 profissionais de Educação Física participaram da capacitação de tiro com arco promovida pela Secretaria do Esporte (Sesporte). A qualificação foi feita de forma online, tendo dois dias de aulas práticas no Centro de Formação Olímpica (CFO). A ação foi realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Tiro com Arco e a Federação Cearense de Tiro com Arco.
“Após essa capacitação estamos aptos a implantar na fase dos jogos escolares a modalidade de tiro com arco. Será mais um avanço no esporte para expandir novas modalidades”, salientou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
O objetivo principal da capacitação é incluir a modalidade nos núcleos do projeto Esporte em 3 Tempos e difundir a modalidade no estado. Este ano, o tiro com arco entrou como modalidade dos Jogos da Juventude e o Ceará é o pioneiro na busca por capacitação e desenvolvimento de novos talentos.
No primeiro momento, a Sesporte capacitou duas técnicas no Rio de Janeiro pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco).
A técnica da Sesporte, Géssica Alexandre, falou sobre os novos profissionais de educação física aptos a difundirem a modalidade. “Os 26 profissionais serão os novos arqueiros que irão fazer a modalidade crescer no nosso estado e quem sabe ser destaque nacional no ranking”, disse.
Foram capacitados 12 municípios: Fortaleza, Eusébio, Horizonte, Camocim, Itapajé, Santa Quitéria, Barreira, Baturité, Pires Ferreira, Itapipoca, Irauçuba e Catunda.
O tiro com arco é uma modalidade esportiva que consiste em acertar uma flecha num alvo circular, com o uso de um arco. O objetivo principal, que conta mais pontos, é acertar o centro do alvo. A história do tiro com arcos vem de muito tempo atrás. Desde a Antiguidade, os homens utilizam o arco e flecha como instrumento de caça ou armamento de guerra.