Após a implantação do programa de redução de tempo de espera para a execução de cirurgias eletivas (programadas), em novembro do ano passado, o município do Jaboatão dos Guararapes conseguiu reduzir de 17 para 7 meses o tempo médio entre o diagnóstico e a marcação de cirurgias, a exemplo de procedimentos de vesícula, hérnia, postectomia, miomectomia, colpoplastia, colpoperineoplastia e histerectomia, entre outros. O município chegou ao quantitativo de 1.208 cirurgias eletivas realizadas no período de novembro de 2022 a junho deste ano. Para se ter uma ideia, a redução do tempo de espera para cirurgias de hérnia, por exemplo, foi de 17 para 9 meses. Além disso, houve um crescimento também no número de cirurgias oftalmológicas no município, visto que entre dezembro do ano passado e junho deste ano foram feitas 7.658 cirurgias desse tipo (de alta e média complexidade) com redução do tempo de espera de, no máximo, em 30 dias. Isto representa um percentual de 93,25 % da projeção efetuada para todo o ano.
O prefeito Mano Medeiros comentou a respeito da importância de ampliar os atendimentos na área da saúde pública em Jaboatão. “A gestão municipal tem buscado recursos e feito investimentos com objetivo de requalificar os equipamentos de saúde e capacitar os profissionais, proporcionando mais qualidade no atendimento prestado à população jaboatonense”, falou o gestor.
A secretária de Saúde do Jaboatão, Zelma Pessôa explica o passo a passo para realização das cirurgias eletivas. “O processo se inicia com o encaminhamento do médico da Unidade de Saúde da Família para o especialista a fim de realizar uma avaliação, diagnóstico e a marcação da cirurgia, após a conclusão dos exames pré-operatórios”, detalhou a gestora.
É importante ressaltar que o município do Jaboatão conseguiu zerar a fila para cirurgias de catarata (3.876) e de pterígio (1.260), desde que o programa foi implantado em novembro passado. Hoje os pacientes estão sendo triados dentro do mês corrente. Atualmente, a oferta mensal para consultas de primeira vez para oftalmologia é de 4,8 mil pacientes.
MUTIRÕES
Para agilizar ainda mais esse trabalho, a Prefeitura do Jaboatão, por meio da Secretaria de Saúde do município, irá prorrogar os mutirões de cirurgias eletivas no âmbito hospitalar até o final do ano, visando ampliar o acesso dos usuários, num menor tempo possível, após a confirmação do diagnóstico por parte da equipe médica.