Diversas entidades relacionadas à área de saúde participaram de uma reunião nesta terça-feira, 15, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, para discutir avanços no atendimento a pacientes com queimaduras em SC.
Além da universidade estadual, participaram da reunião representantes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, da Secretaria de Estado da Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), além de profissionais da área e de instituições engajadas na causa.
O encontro ocorreu na sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, e foi intermediado pela organização Salah Shriners, que atua alavancando recursos para facilitar e dar suporte ao tratamento de crianças e jovens de zero a 18 anos na área da saúde. Também participa da iniciativa a Hacking Health Brasil.
Programa Restaura
Pela Udesc, o encontro teve participação do técnico Juliano Tibola, que atua no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e é o coordenador de Cultura da universidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) .
Tibola preside a Regional Santa Catarina da SBQ e coordena, na Udesc Cefid, o programa de extensão Restaura , que é voltado ao atendimento dos pacientes queimados e à prevenção de queimaduras.
Melhorias
A reunião desta terça foi a primeira de uma série que busca estruturar melhor e padronizar o atendimento a queimaduras. O objetivo principal dos encontros é planejar ações para um processo de melhorias que sejam pensadas coletivamente entre as instituições.
Uma das propostas é assegurar a aplicação das melhores técnicas para o transporte das crianças queimadas a Florianópolis, levando em consideração os desafios regionais.
Hospital Infantil
Em 2022, a Ala de Queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão foi reaberta, após cinco anos fechada para reforma. A Salah Shriners atuou para viabilizar a reabertura.
Atualmente, a ala conta com seis leitos de enfermaria e mais dois de isolamento, em um espaço que atende também pacientes que sofrem queimaduras de grande extensão.
O tratamento de queimados é feito desde a inauguração do hospital, em 1979, e recebe pacientes de todo o Estado.
Mais informações
O programa Restaura: Fisioterapia dermatofuncional em queimaduras , da Udesc Cefid, atua no tratamento das sequelas de queimaduras em pacientes queimados provenientes de Santa Catarina, na capacitação de acadêmicos e profissionais que atuam nessa área no estado e na prevenção de lesões por meio de campanhas educativas voltadas ao público infantil.
Dentre outras ações, o programa foi parceiro na elaboração e lançamento do livro “ Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimaduras ”, em 2022, e anualmente promove o Encontro Catarinense Multiprofissional em Queimaduras, que terá sua quarta edição nesta semana.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail juliano.tibola@udesc.br e no Instagram do programa Restaura .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009