O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), concluiu no último sábado, 12, a Operação Horizonte , que mobilizou cerca de 400 rondonistas, de mais de 20 instituições brasileiras e estrangeiras, em 24 municípios do Meio-Oeste catarinense. Mais de 1,4 mil atividades, com a participação de cerca de 42,6 mil pessoas, marcaram a maior operação da história do NER Udesc.
A cerimônia de encerramento ocorreu em Vargem e reuniu diversas autoridades da Udesc, de instituições parceiras e gestores municipais, além de participantes da operação. Estiveram presentes o reitor, Dilmar Baretta, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos (também coordenador do NER Udesc), dentre outros gestores da Reitoria, diretores-gerais e servidores dos centros.
Dentre os gestores municipais, participaram a presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Milena Andersen Lopes, que é prefeita de Vargem, prefeitos e vereadores dos municípios participantes. Confira, na galeria de imagens, fotos da solenidade feitas pela estudante Sara Borin Junho de Souza, do curso de Licenciatura em História da Udesc Faed.
Antes do encerramento geral, as equipes também realizaram despedidas junto às comunidades em que atuaram, em municípios vinculados a três associações: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai).
Diversidade
Dentre os rondonistas, a operação contou com mais de 300 estudantes e servidores da Udesc e mais de uma centena de representantes de organizações parceiras , incluindo de outros seis Estados (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão) e cinco países (Argentina, Equador, Paraguai, Guiné-Bissau e Angola).
As delegações com maior número de participantes além da Udesc foram a Uesc, da Bahia, com quase 30 membros, e Unifae, de São Paulo, com cerca de 20. Dentre os estrangeiros, a maior delegação foi formada por dez estudantes de Artes Cênicas da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador.
Internacionalização
O professor Balduíno Santos destaca que, além de maior em números, a Operação Horizonte deixou uma marca forte na internacionalização da extensão, uma das prioridades da gestão universitária.
“Pela primeira vez, uma professora estrangeira foi coordenadora de equipe em uma operação do NER Udesc: em Luzerna, com a professora Raquel Lafuente, da Universidade Nacional de Assunción (UNA)”, conta o pró-reitor e coordenador do NER.
Além de Lafuente, a delegação da instituição paraguaia incluiu os professores Celso Cárdenas e Nancy Godoy Araña, que é coordenadora de Extensão em Tecnologia de Produção na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, da UNA.
“A intenção é que essa participação interinstitucional e internacional se fortalece a cada edição, com mais estrangeiros nas operação e, também, com a ida de estudantes da Udesc para outras instituições e países, para que adquiram experiência e novos aprendizados”, completa Balduíno Santos.
Mais informações
Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 18 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil extensionistas/rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No site do NER , é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook , o Instagram e o YouTube .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009