Assistência Social Tocantins
Casa de Apoio Vera Lúcia atende mais de 11 mil pessoas no primeiro semestre de 2023
Instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, com apoio de empresas parceiras e voluntários
15/08/2023 12h50
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Instituição atende, entre os meses de janeiro e julho deste ano, 11.689 mil atendimentos - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

A Casa de Apoio Vera Lucia Pagani, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou, entre os meses de janeiro e julho,11.689 mil atendimentos. Os hóspedes são pacientes encaminhados por assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas: Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina. A Casa tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas. Em 2022, a instituição atendeu aproximadamente 18 mil pessoas.

Cleidiane Ferreira Cunha, de Cariri do Tocantins, chegou em Palmas no 10 de agosto, e está acompanhando seu pai, de 63 anos, que passa por um tratamento no Hospital Geral do Estado. “A Casa de Apoio tem uma estrutura muito boa e é um lugar acolhedor. É uma instituição muito importante para todos que precisam de um lugar para ficar”. Denilson Pereira, de Paraíso do Tocantins, acompanha seu irmão que está hospitalizado. “A Casa de Apoio é um lugar muito importante, que recebe e acolhe as pessoas com um coração grande”, declara.

Além de hospedagem, a Casa de Apoio Vera Lucia Pagani oferece quatro refeições diárias, balanceadas, apoio psicológico e espiritual e entretenimento, além de informações e orientações por meio de palestras. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instituição também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

“Queremos entregar serviços de qualidade à população tocantinense. Nosso desejo é fazer desse lugar uma segunda casa para as pessoas”, afirma o titular da Setas, Jonis Calaça.

Ações voluntárias

Olhar para as necessidades das pessoas fez o bombeiro aposentado Mauro Alves da Silva contribuir com a prestação de serviços na instituição. “Conheço o trabalho desenvolvido pela equipe da Casa de Apoio, sei que estão fazendo o bem para as pessoas e ali, ouvindo as histórias deles, senti que precisava fazer algo mais que coisas materiais para ajudar, mas o que me moveu foi ouvir as histórias de vida das pessoas, as dificuldades que passam e a fé que têm para vencer. Descobri que, não há maior recompensa que poder ajudar e ver a alegria no rosto de alguém”, afirmou.

Doações

A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal. “Também estamos recebendo doações de alimentos que complementam os lanches, como leite, café e para ajudar na limpeza como detergente, entre outros”, sugere a gerente da Casa, Elsângela Sardinha. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone(63) 3218-2465.

Casa de Apoio

A Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que moram no interior e realizam tratamento de saúde em Palmas. Além de hospedagem gratuita, o Governo do Tocantins garante as principais refeições na Casa. A instituição oferece, ainda, um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, minicursos e apoio espiritual, entre outros.

A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas, o que facilita o acesso. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais de Palmas.

Casa tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Além de hospedagem gratuita, o Governo do Tocantins garante as principais refeições na Casa - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins