Mais de 150 alunos da Escola Estadual (EE) Profª Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva, localizada no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, participaram da 1ª “Exposição de Materiais Recicláveis e Empreendedorismo”, da unidade de ensino. Os estudantes do 9º ano, do Ensino Fundamental, confeccionaram diversos objetos a partir de materiais recicláveis.
De acordo com o coordenador da iniciativa, o professor Walex do Mont, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa na escola, o objetivo da exposição foi o de conscientizar e produzir debates sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.
“A gente queria mostrar, não só para os alunos, como para professores e demais agentes da comunidade escolar, a importância da reciclagem para o meio ambiente. A reciclagem é vida, é boa ação, é fonte de esperança”, ressaltou o docente.
A visão empreendedora divulgada na exposição tem um objetivo comum. Ao finalizarem o Ensino Fundamental 2, os alunos estão arrecadando fundos financeiros para arcar com os custos da formatura, que acontecerá no final do ano. Os responsáveis e os professores dos estudantes irão vender alguns dos itens confeccionados para ajudar na arrecadação da festa.
Entre os itens confeccionados com materiais recicláveis são encontrados: brinquedos, objetos de decoração e organização. Os alunos produziram porta-joias com folhas de revista e papelão; mesa de sinuca e de futebol com pregadores e papelão; um abajur feito de espetos de churrasco e outras produções.
“Eu produzi um vaso de plantas com decoração. Confeccionei o vaso igual uma tartaruga. Usei tampas e pedaços de garrafa de pet, além de tinta. Também fiz cestinhas para guardar objetos, usando somente sacolas plásticas. Com sacola plástica também fiz tapetes, com a ajuda da minha mãe. Me diverti muito durante toda a atividade”, compartilhou a aluna Evelyn Fernandes, de 15 anos.
Histórico de projetos
A EE Profª Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva possui outras iniciativas exitosas presentes na rotina escolar. Liderado pelo próprio Walex, o projeto “Libras, a linguagem a ser falada pelas mãos”, chegou este ano à final do prêmio “Educador Transformador”. A iniciativa foi selecionada para a etapa nacional, a qual contempla propostas inovadores que contribuem para a educação brasileira.
As atividades do projeto tiveram início na unidade de ensino em 2022, alcançando mais de 130 alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental. Atualmente, o projeto continua com as novas turmas do 9º ano.