A paulista Marina Dias fez história nesta quinta-feira (10) ao faturar uma inédita medalha de ouro para o país no Mundial de Paraescalada, em Berna (Suíça). Em sua primeira participação em mundiais, a brasileira venceu a disputa na categoria RP3 (atletas com limitações leves no alcance e na força), deixando para trás a britânica Christhiane Luttkhueizen e a holandesa Martha Evans, prata e bronze respectivamente. Somente nesta temporada, Marina Dias já subira ao pódiooutras três vezesem etapas da Copa do Mundo.Faturou ouro em Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), e foi bronzeem Villars (Suíça).
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por ABEE (@abee_escalada)
Marina Dias foi diagnosticada com esclerose múltipla, uma doença degenerativa autoimune. Ela costumava correr, mas em 2009teve o lado esquerdo do corpo afetado pela doença. Na busca por outras atividades físicas, Marina acabou se apaixonando por escalada.
Após um jejum de três anos, o Brasil voltou a enviar representantes ao Mundial de Paraescalada. Além de Marina Dias, a delegação nacional conta ainda como os estreantes Luciano Frazão, na categoria AL 2 (atletas com um dos membros inferiores amputados ou com severo comprometimento motor), e Leonardo Vilha, na AU3 (comprometimento em pelo menos uma das mãos, ou com vários dedos ausentes ou com função motora reduzida).
Embora a escalada já tenha integrado o programa olímpico nos Jogos de Tóquio (Japão) e segue mantida nosJogos de Paris 2024, a paraescalada ainda não estáincluída no rol de esportes paralímpicos. No início de 2023, oComitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) confirmou 22 modalidades na Paralimpíada deParis 2024, e deixou aberta a possibilidade da paraescalada e do parasurfe serem incluídos, pela primeira vez, apartir de Los Angeles 2028, caso os dois esportes sejam indicados pelo Comitê Organizador. A decisão final do IPC sairá até o final deste ano.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémEsportes Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suaveEsportes Quadra poliesportiva terá 18 horas de atividades no SP ExpoEsportes Especialistas dão dicas para melhorar os treinamentosEsportes Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra VenezuelaEsporte e lazer Avançar Mais no Esporte ultrapassa marca de 600 projetos recebidosEsporte e lazer Com apoio do governo do Estado, delegação gaúcha parte para Jogos da Juventude 2024 em João PessoaItabirito, MGAtualizado às 01h0517°Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 20°
17° Sensação1.34 km/h Vento99% Umidade do ar100% (5.92mm) Chance de chuvaAmanhã (24/11)Mín. 14° Máx. 21°
Tempo nubladoAmanhã (25/11)Mín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsasMais lidas1Direitos Humanos - Há 6 dias Declaração do G20 Social pressiona governos por ações mais ambiciosas Organizações da sociedade civil cobram compromisso2Direitos Humanos - Há 7 dias G20 Social coloca sociedade civil no centro dos debates globais3Geral - Há 6 dias Polícia Militar prende homem por perturbação do sossego e apreende som profissional em Coxim4Geral - Há 7 dias Lula e secretário-geral da ONU se reúnem para discutir ações do G205Polícia - Há 5 dias 1ª AÇÃO ITINERANTE DE PROMOÇÃO À SAÚDE DO HOMEM ALUSIVA AO “NOVEMBRO AZUL”Itabirito - MG Polícia Militar prende autor de tráfico de drogas no Bairro Padre AdelmoOuro Preto - MG Lavras Novas terá estrada asfaltada: Prefeitura inicia obras de infraestruturaJeceaba - MG Em turnê por onze cidades, Balaio Popular chega a JeceabaMariana - MG Extração mineral sem licença ambiental. uso e consumo de drogas e munição irregular© Copyright 2024 - Portal Antenados - Todos os direitos reservados