A Secretaria da Educação (Seduc) promove, ao longo desta semana, a segunda grande mobilização do ano em torno da Busca Ativa Escolar. A iniciativa tem o objetivo de gerar entusiasmo nos jovens para o retorno às aulas, após o período de férias, e colaborar para que permaneçam na escola durante todo o ano letivo.
Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Dom Francisco de Assis Pires, localizada em Ipaumirim, o acompanhamento da frequência é feito diariamente, com a utilização de diversas estratégias para fortalecer a presença e a participação dos alunos nas atividades.
Com a produção de relatórios semanais, o foco se volta para os jovens que apresentem infrequência superior a 20%. Neste aspecto, os professores diretores de turma cumprem papel essencial, realizando atendimentos individuais aos jovens, com momentos de escuta ativa e sondagem das causas das faltas. De acordo com o coordenador da unidade de ensino, João Batista Coelho, os principais motivos para o abandono são a vulnerabilidade socioeconômica, a maternidade e o casamento precoces.
“Temos estratégias que estão dando ótimo resultado. Dentre elas, destacamos as ‘Mensagens solidárias’, que são enviadas via whatsapp aos alunos. São conteúdos de informação, motivação e acolhimento, com o intuito de chamá-los de volta às aulas. Essas mensagens são enviadas pelos diretores de turma, professores, núcleo gestor, servidores, colegas, líderes de sala, gremistas e monitores de busca ativa”, exemplifica.
Outra frente de atuação é o chamado “Esporte +75”, que se baseia na realização de torneios de modalidades esportivas, como futsal, vôlei, basquete, tênis de mesa, damas e xadrez, o que desperta grande interesse e retorno dos alunos, conforme o coordenador. “Contudo, só podem participar dos jogos os alunos com frequência mínima de 75%”, explica João Batista.
O “Café com a Gestão”, reunião semanal entre a diretora da unidade, Fátima Josué, e os alunos com mais de 20% de infrequência, é mais uma aposta da escola para reverter o abandono. Nestes encontros, os alunos e a gestão escolar pactuam metas visando à melhoria da aprendizagem.
“Além disso, é importante destacar as reuniões com os pais, as visitas domiciliares e a articulação com a Coordenação Municipal Operacional de Busca Ativa. Ressaltamos, ainda, o comprometimento dos professores diretores de turma, grandes parceiros no monitoramento, busca, resgate e acolhimento aos alunos. Afinal, tão importante quanto resgatar, é cuidar da permanência dos alunos na escola, oferecendo um acolhimento à altura das demandas de cada estudante, ou seja, acolher de forma diferente os alunos com necessidades diferentes”, pontua o coordenador.
Francisca Karla Santos, de 25 anos, mora na zona rural de Ipaumirim e trabalha durante o período diurno. No início deste ano, matriculou-se na EEMTI Dom Francisco de Assis Pires para cursar a 3ª série, no turno da noite. Nesta modalidade, a estudante também recebe qualificação profissional na área do empreendedorismo. Entretanto, devido à dificuldade de chegar à escola no horário das aulas, ficou afastada dos estudos por todo o primeiro bimestre.
“Recebi mensagens da diretora, da coordenadora e do diretor de turma, pelo whatsapp. Recebi a visita da coordenadora e me senti muito importante. Saber que eles sentiram a minha falta me deixou com mais vontade de voltar a estudar. Depois, me mudei para a cidade e assim pude retornar às aulas. Quando cheguei de volta, fui muito bem recebida. Ganhei abraços, fui à sala da diretora, conversamos muito, ela me elogiou por voltar e me motivou a não desistir mais. Voltei a estudar porque tudo hoje em dia exige estudo e conhecimento. Hoje estou com muita vontade de terminar os meus estudos e conseguir um emprego melhor”, salienta Karla.
A busca ativa escolar é um movimento constante na rede pública estadual de ensino. O objetivo principal da ação é evitar o abandono e possibilitar a todos a conclusão da educação básica, com perspectivas de ingresso na universidade e no mercado de trabalho. Mais do que isso, a iniciativa promove o fortalecimento de vínculos entre estudantes, professores, famílias e comunidade escolar em geral.