Educação Amazonas
Alunos da rede estadual de Careiro da Várzea apresentam musical “Vozes da Várzea”
07/08/2023 12h15
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
FOTOS: Euvizaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Mais de 350 pessoas participaram do 5° “Vozes da Várzea”, evento cultural de música desenvolvido por escolas da rede estadual do Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), que aconteceu na noite desta sexta-feira, 04/08. Nesta edição, foi realizado na Escola Estadual (EE) Tibúrcio Alves Mogeiro e contou com 36 apresentações de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Coordenadoria Regional de Educação do Careiro da Várzea, desde 2016, a disputa envolve seis escolas da rede estadual do município. Durante o primeiro semestre do ano letivo, as próprias unidades de ensino realizam as seletivas, que definem representantes a se apresentarem no grande dia do evento.

“Em nossas visitas técnicas de rotina, sempre observamos vários alunos talentosos para a música. Então decidimos, lá atrás, organizar um festival que pudesse oportunizar esses estudantes e que também envolvesse toda a comunidade escolar”, destacou o coordenador da Coordenadoria Regional de Educação de Careiro da Várzea, Sebastião Holanda.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Euvizaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Desde a primeira edição, o “Vozes da Várzea” já demonstrou ser um sucesso no município. Atualmente, a coordenadoria disponibiliza uma banda com instrumentistas para os treinos e ensaios dos participantes, além de promover o transporte dos estudantes, que muitas vezes moram em comunidades afastadas da sede do município.

“Costumo dizer que temos uma ‘pequena grande’ equipe, que sempre realiza uma força-tarefa para possibilitar essa iniciativa que já se tornou fixa em nosso calendário escolar. Contamos com o apoio da Secretaria de Educação, das escolas, dos pais e/ou responsáveis, dos integrantes da coordenadoria e dos amigos dos amigos que fazem de tudo para o projeto acontecer”, compartilhou Laryssa de Souza, assistente técnica da coordenadoria Regional de Educação do Careiro da Várzea.

Comunidade do Parauá em festa

Todos os anos, é selecionada uma unidade escolar diferente para recepcionar os participantes do “Vozes da Várzea”. Nesta edição, a EE Tibúrcio Alves Mogeiro, localizada na Comunidade do Parauá, foi a escolhida para receber os estudantes. A comunidade é o distrito mais distante, dentre todos, da sede do município.

A distância não foi impeditiva para os alunos, que vieram empolgados para o que eles consideram ser um dos maiores eventos do calendário escolar. Para a dupla Dudu e Daniel, alunos da Escola Estadual Vital de Andrade Brandão, o importante foi participar da festa.

“A gente mora na comunidade do Curari Grande, que fica há umas 3 horas de lancha daqui. Nos divertimos muito hoje”, disse Daniel Aquino, de 11 anos. A dupla ficou em terceiro lugar na categoria música secular, para alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), com a música “Sinônimos”, do artista Zé Ramalho.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Euvizaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Já para a vencedora da categoria música secular para alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), a estudante Francisca Alves, 14, o evento vai ficar na lembrança.

“Eu não esperava vencer. Só participei porque meus professores insistiram, então vim. É uma alegria muito grande representar a minha escola e sair daqui com o primeiro lugar. Vou guardar esse momento para sempre”, ressaltou a aluna, que cantou e dançou a música “Chorando se foi”, no ritmo da Lambada.

União

A 5ª edição do “Vozes da Várzea” reuniu mais de 350 presentes na EE Tibúrcio Alves Mogeiro, entre alunos, familiares, gestores, professores e visitantes, todos membros que compõem a comunidade escolar.

“Esta festa cresceu muito. Parabenizamos a todos que fazem isso daqui acontecer, porque é a cultura prevalecendo. Aos alunos, que apresentaram de maneira brilhante, pedimos que continuem. Não existem limites para o talento de vocês”, finalizou a supervisora das escolas estaduais da Calha da Juruá, no Gabinete do Interior da Secretaria de Educação, Elani Negreiros.