Saúde Saúde
Sesa promove ação pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais na Praça do Ferreira nesta sexta-feira, 28
Na data de 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. E a Campanha Julho Amarelo celebra ações de vigilância, preve...
26/07/2023 15h50
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Na data de 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. E a Campanha Julho Amarelo celebra ações de vigilância, prevenção e controle das doenças. Concluindo o calendário de comemorações alusivas a esse mês, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza um evento nesta sexta-feira, na Praça do Ferreira, das 8h às 13h. O objetivo da ação é intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais, mobilizando a população.

A programação contará com a distribuição de preservativos e ações educativas com profissionais de saúde, orientando o público acerca das doenças. Haverá ainda testagem das hepatites B e C e será disponibilizada a imunização contra hepatite B. A vacina é uma forma de prevenção contra este tipo da doença, cujas consequências mais graves são os riscos de cirrose e câncer hepático.

Segundo a assessora do Grupo de Trabalho de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Sesa, Telma Alves, o evento é importante porque amplia o acesso às medidas de prevenção e diagnóstico. “As hepatites virais são doenças totalmente preveníveis, desde que se conheça mais sobre elas e se adotem comportamentos seguros”, explica.

Entre esses cuidados, estão o uso de preservativos nas relações sexuais e o não compartilhamento de objetos perfurocortantes, como seringas, material de higiene, materiais usados para tatuagem e de procedimentos médicos e odontológicos.

Telma Alves também orienta que pessoas que se expõem ou expuseram ao vírus, nas formas descritas acima, devem fazer o teste pelo menos uma vez na vida. “O acesso ao teste facilita o diagnóstico e o tratamento precoce, o que proporciona a cura e reduz a possibilidade de transmissão para outras pessoas”, destaca.

Dessa forma, a ação desta sexta-feira na Praça do Ferreira pode facilitar o diagnóstico para muitas pessoas, já que os testes serão disponibilizados gratuitamente durante toda a manhã.

O imunobiológico contra a hepatite B é disponibilizado ao nascer e na infância, além de outras idades. “É importante lembrar também que a vacinação pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado, para todas as idades. O tratamento para as doenças está disponível no SUS e, no caso da hepatite C, é rápido e a doença tem cura”, esclarece.

Julho Amarelo

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

As principais medidas de controle das hepatites virais constituem-se na vacinação e na adoção de medidas de prevenção, como o uso do preservativo nas relações sexuais e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas, alicates de unhas e seringas, por exemplo.

Serviço

Ação Julho Amarelo – Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais
Data: 28/07
Horário: 8h às 13h
Local: Praça do Ferreira