Fortalecendo as estratégias de Prevenção Combinada no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta sexta-feira (21/07), um treinamento técnico para as equipes que serão responsáveis pela Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) da Policlínica Codajás, em Manaus.
A orientação técnica faz parte da iniciativa do Ministério da Saúde para ampliação do acesso à PrEP para pessoas trans e foi ministrada pela coordenação do Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da FVS-RCP. O intuito do treinamento é capacitar as equipes do Ambulatório de Diversidade Sexual da policlínica, que dá assistência a pessoas trans, para a implantação de mais essa estratégia de prevenção à infecção pelo HIV.
Durante o treinamento, as equipes também foram orientadas sobre o preenchimento correto do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), voltado para registros de PrEP. As equipes do Ambulatório de Diversidade Sexual também foram instruídas sobre o uso do medicamento na PrEP.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a ampliação dessa estratégia resulta em uma maior eficácia no combate ao HIV. “Auxiliar a implantação dessa medida de prevenção, abrangendo todas as pessoas, é importante, pois significa fortalecimento no combate do HIV no Amazonas”, disse.
Além da implantação, a FVS-RCP irá atuar no monitoramento das ações abordadas no treinamento. Andressa Oliveira, enfermeira do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s da FVS-RCP, disse que a capacitação contemplou o acolhimento necessário no atendimento e dispensação de medicamentos da PrEP.
“As pessoas trans têm que ter conhecimento dessa estratégia de prevenção ao HIV. Além disso, os profissionais precisam estar aptos para realizar o acolhimento necessário durante o atendimento desta população. Lembrando que o objetivo é tornar, cada vez mais, conhecidas essas estratégias de prevenção à saúde”, afirma Andressa.
A enfermeira da Policlínica Codajás, Sandra Neves, pontua sobre a expectativa da equipe em relação ao curso. “É importantíssimo esse treinamento. Creio que essa ferramenta (PrEP) é favorável ao usuário na prevenção. Então, vai ser fundamental usar essa estratégia aqui (Policlínica Codajás)”, enfatiza.
Prevenção Combinada
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso diário de antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo HIV com o intuito de reduzir o risco de infecção pelo vírus nas relações sexuais. Conforme o Ministério da Saúde, o uso correto da PrEP reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV. A PrEP faz parte de uma série de estratégias de prevenção ao HIV.