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Hospital Geral Dr. César Cals integra projeto que favorece segurança do paciente
Todos os dias, equipes do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizam uma rotina de atividades, ...
21/07/2023 14h10
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Todos os dias, equipes do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizam uma rotina de atividades, monitoramento, reuniões, checagem de dados e ações previamente definidas. Tudo isso para promover a segurança do paciente. É dessa forma que o Projeto Paciente Seguro, em curso desde junho de 2022, implementa e executa rotinas e práticas voltadas para fortalecer o cuidado em saúde.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre – RS, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e segue em desenvolvimento e acompanhamento até novembro desse ano. “Após esse período, o HGCC continua a aplicar todas as ações já trabalhadas, bem como novas possibilidades de melhorias”, garante a coordenadora da Gerência de Risco e Segurança do Paciente da unidade, a enfermeira Silvana Feitosa.

Projeto Segurança do Paciente

A estruturação do projeto deu-se a partir de uma seleção pública. Após ser escolhido, o Hospital Geral Dr. César Cals passou por um diagnóstico situacional. As equipes selecionadas participaram de treinamentos e reuniões de monitoramento são realizadas periodicamente para acompanhar os resultados. A checagem dos indicadores é realizada de forma on-line em reuniões agendadas.

No início do ciclo, do qual participa o HGCC, foram adotadas três metas internacionais de segurança do paciente: lesão por pressão, quedas e higienização das mãos. Para cada meta, foi escolhida uma unidade piloto para trabalhar. Em dezembro de 2022, foram incluídas mais três metas: cirurgia segura, prescrição e uso de medicamentos, comunicação.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“A dispensação segura de medicamentos no ambiente hospitalar é fundamental para garantir a saúde e bem-estar dos pacientes. Essa abordagem cuidadosa minimiza os riscos de erros de administração e contribui para a eficácia do tratamento, promovendo a segurança e a confiança no processo de cuidados hospitalares”, explica a coordenadora do Centro de Farmácia do HGCC, Ana Amélia Gonçalves.

De acordo com o Núcleo de Segurança do Paciente, o objetivo do projeto impacta diretamente na qualidade da assistência do paciente, que envolve a família e o acompanhante, junto com todos os profissionais. Ele traz algumas ações como a coleta de indicadores e trabalha com pacotes de ideias de mudanças, além de testes. Após a implantação das ideias, é feito o monitoramento. Cada meta apresenta um objetivo definido a ser alcançado.

Resultados

No protocolo de lavagem de mãos, por exemplo, os indicadores confirmam que a adesão saltou de 40% para 65%, antes mesmo do encerramento do Projeto. Na cirurgia segura, os dois indicadores trabalhados, como o cheklist e o preenchimento dos termos de consentimentos, já apresentam resultados favoráveis.

Outro local que integra o projeto é a Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Lá, há a aplicação do protocolo de lesão por pressão. Thiago Sombra, coordenador de Enfermagem do HGCC, explica que “a mudança de decúbito, por exemplo, padronizada a cada duas horas, é de extrema importância e contribui para a promoção da saúde, a redução de complicações e acelera a recuperação dos pacientes na UTI”.

As ações implicam também para o processo de acreditação do Hospital César Cals. Dentre os objetivos, este é mais um pretendido, o que permitirá cada vez mais ganhos para os pacientes. Promover e fortalecer padrões de qualidade e segurança na assistência em saúde são alguns requisitos fundamentais para a acreditação hospitalar, iniciativa global estabelecida em conjunto com o Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e a Cooperativa Internacional de Acreditação de Laboratórios (Ilac). O processo é revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua dos serviços de unidades de saúde. A avaliação é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).