Educação Cuidados
Alunos de centro da Rede Ieptec são imunizados antes de iniciar estágio em ambiente hospitalar
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã da...
13/07/2023 21h50
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã da quarta-feira, 13, uma ação de imunização aos alunos dos cursos técnicos em enfermagem, farmácia e radiologia, da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, da Rede Ieptec, em Rio Branco.

Os alunos passaram pela triagem de documentos pessoais e da carteira de vacinação para poderem receber as doses dos imunizantes. Foto: Assessoria Ieptec.

A atualização da carteira de vacinação dos estudantes é uma exigência conjunta entre Ieptec e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), como consta no termo de cooperação assinado pelas instituições de governo. “Estar com a vacinação em dia é uma ação necessária, é um dos critérios para que nossos alunos que estão em fase de estágio supervisionado obrigatório possam entrar nas unidades de saúde para participarem das aulas práticas”, disse Glacimar Alves, coordenadora da escola.

Vacinação é uma ação de atenção básica, sendo de responsabilidade do município, representado pela Semsa na ação. Foto: Assessoria Ieptec.

“É muito importante essa imunização, porque teremos contato com muitas doenças”, disse a aluna do Curso Técnico em Enfermagem, Manoely Roque.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem dos centros de saúde Rosângela Pimentel e Máximo Diogo Magalhães, ambos de Rio Branco, aplicaram as doses. Foram disponibilizados cinco imunizantes, sendo eles contra a febre amarela, tétano, influenza, hepatite B e covid. As vacinas também foram disponibilizadas para os profissionais da escola que quiseram atualizar a carteira de vacinação.

“Parabenizo a escola pela iniciativa. Isso é muito importante para os alunos que vão iniciar os estágios, e também é uma maneira de acolher um maior número de estudantes, dando as orientações necessárias”, afirmou a enfermeira da Semsa, Andreza Sarkis.

Segundo a OMS, a vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra doenças. Foto: Assessoria Ieptec.

Um total de 61 estudantes foram vacinados, além de quatro funcionários da unidade descentralizada da Rede Ieptec.