O Programa RespirAR tem utilizado técnicas especializadas para o sistema respiratório no tratamento de pacientes com diferentes patologias. O trabalho é desenvolvido para atender diretamente os casos de prevenção de lesões musculares, cardíacas e ortopédicas.
“O programa vem promovendo melhoria da qualidade de vida, além de bem-estar físico e mental da população. Seguimos a determinação do governador Wilson Lima em garantir cuidados específicos de acordo com as comorbidades de cada paciente”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira. (Sedel).
Para o fortalecimento cardiopulmonar do paciente, exercícios de inspiração sustentada máxima são um dos mais usados pelos profissionais de fisioterapia. A fisioterapeuta do RespirAR, Tamara Serra ressalta que as técnicas de “controle respiratório” visam normalizar os padrões respiratórios e aumentar a eficiência dos músculos de todo o aparelho.
“Recebemos diversos casos clínicos, mas a grande parte são de pacientes com sequelas respiratórias. Então, esses exercícios são extremamente importantes para aumentar a capacidade da respiração”, destacou a fisioterapeuta Tamara Serra, do núcleo Centro de Convivência Padre Pedro Vignola.
A técnica é realizada por meio da inspiração profunda e a expiração do ar pela boca. A atividade trabalha diretamente no controle da ansiedade, fadiga e estresse. Na respiração diafragmática, o trabalho é feito com as mãos no abdômen, inspiração lenta e profunda pelo nariz, resultando positivamente para casos de obstrução pulmonar.
“Graças aos exercícios que recebi da fisioterapia, e ainda aprendi a fazer em casa, hoje me sinto bem melhor, já faço até hidroginástica. Sou muito grata ao RespirAR, porque voltei a fazer minhas atividades de casa, subir ladeira, caminhar”, comentou a paciente Eliene Rodrigues.