O titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, participou, na segunda-feira (03/07), em Brasília, da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). O evento, que começou no domingo (02/07) e vai até esta terça-feira (04/07), é realizado a cada quatro anos, e acontece no Centro de Integral de Convenções do Brasil, com cerca de 5 mil participantes.
“Estou aqui acompanhando os delegados do Amazonas que estão lutando por melhorias do nosso SUS”, afirmou o secretário e também presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (Conas), Anoar Samad, ao destacar que a delegação do Amazonas tem o objetivo de defender e aprovar 20 propostas e quatro diretrizes que foram pactuadas durante a convenção estadual.
Cerca de 72 delegados eleitos na 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, realizada em maio, embarcaram no sábado (1º/07) e participam na totalidade da 17ª CNS. As principais pautas tratam sobre a garantia de financiamento adequado para atenção básica e especializa, além de incentivar políticas públicas que beneficiem moradores das áreas ribeirinhas e indígenas. Na pauta, também, os delegados pediram que todos respeitem as especificidades do Amazonas.
Eliana Nascimento, uma das delegadas eleita na 9ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, enfatizou que é fundamental o fortalecimento do controle social do direito à vida e levar à população do Amazonas novas propostas de trabalho de intensificação da atenção primária de saúde.
A 17ª CNS, conta com 48 salas de grupos de trabalho e 4 seminários de discussão de eixo. As propostas e diretrizes aprovadas serão incorporadas no Plano Plurianual de 2024 e o Plano Nacional de Saúde.