Educação Educação
EEMTI Lia Sidou realiza projeto junino para ampliar conhecimentos sobre Nordeste
Ampliar estudos sobre a região Nordeste numa ação que envolve professores, alunos e funcionários. É assim que a Escola de Ensino Médio em Tempo Int...
30/06/2023 16h06
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ampliar estudos sobre a região Nordeste numa ação que envolve professores, alunos e funcionários. É assim que a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Lia Sidou, localizada em Aquiraz, trabalha o Projeto Nordestinidade: conhecimento, cultura e tradição na folia de São João. Realizada durante todo o mês de junho, a iniciativa reúne um conjunto de atividades envolvendo desenhos/pinturas/colagens/enfeites, danças, peças teatrais, caracterizações e apresentações musicais. Todas as turmas participam da quadrilha junina da escola, que neste ano, ocorre nos dias 29 e 30.

A diretora da escola, Jeane Augusta, destaca o Festival como um projeto colaborativo, que conta com a participação de toda a comunidade escolar. “Se configura como um momento que trabalha o fortalecimento das habilidades socioemocionais, a interação, o trabalho em equipe e a mediação de conflitos. O projeto acontece desde 2016 e a cada ano traz uma temática diferente, envolvendo pesquisa, literatura, produção textual e diversas expressões da arte. A ação faz um passeio pelos vários aspectos da cultura nordestina e aborda questões sociais como o antirracismo, definido como pauta prioritária para o ano letivo de 2023 pela Secretaria da Educação (Seduc), explica a diretora.

A atividade abrange a realização de 12 tarefas, de acordo com sorteio dos aspectos que compõem a temática para as apresentações do projeto, que servirá de avaliação para todos os estudantes. Com notas valendo de 0 a 10 pontos, irão compor a média do 2º bimestre, junto com as provas dos demais componentes curriculares.

O processo de avaliação ocorre em todas as etapas do projeto, observando-se os critérios: participação; capacidade de trabalho em equipe (respeito / aceitação dos colegas); capacidade de organização e qualidade das tarefas.

Para a professora Márcia Cristina, a iniciativa é de extrema relevância para manter vivas as tradições e assim assegurar para as gerações futuras as riquezas culturais peculiares do Nordeste. “Vale ressaltar que a participação de todos, principalmente dos nossos alunos, é imprescindível para a garantia do sucesso”, reforça.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

As turmas devem desenvolver suas produções a partir de temas relacionados à cultura nordestina, com base nos autores e artistas da região, com suas respectivas obras.

A aluna Mayra Ellen Magalhães Alves, da 1ª série do Ensino Médio, chegou há pouco tempo à escola e considera o projeto importante. “Tem várias atividades, como dança, teatro, conto, música, para ninguém ficar sem participar e aprendemos sobre a cultura do nordeste”, explica.

Renata Vitoria Sousa Cruz, da 3ª série do Ensino Médio, compartilha da opinião da colega. “É um projeto incrível, pois oferece oportunidade aos alunos de mostrarem seus talentos em várias outras formas de expressar a arte e a cultura do nosso país. O projeto é lindo e cheio de arte”, complementa.

A EEMTI Lia Sidou integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, sob a direção de Ana Geovanda Mourão Rezende.