Saúde Saúde
HSJ integra projeto nacional que visa reduzir ocorrências de paradas cardiorrespiratórias durante internação
HSJ está entre os 30 hospitais do Nordeste que integram o projeto; HGF e Hospital de Messejana também participam da iniciativa O Hospital São José ...
28/06/2023 12h55
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

HSJ está entre os 30 hospitais do Nordeste que integram o projeto; HGF e Hospital de Messejana também participam da iniciativa

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, na última segunda-feira (26), a visita de consultores do projeto Qualificação Hospitalar. A iniciativa do Hospital do Coração (HCor), que começou em maio de 2022, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), visa reduzir a ocorrência de eventos de parada cardiorrespiratória (PCR) em unidades de internação clínica.

Uma das ferramentas utilizadas para atingir esse objetivo é o NEWS (National Early Warning Score, ou Escore para Alerta Precoce, em português), que possibilita à equipe de Enfermagem identificar a piora clínica do paciente por meio de sete parâmetros vitais. “A partir dessas informações, eles acionam a equipe médica para dar atendimento às ocorrências, de tal modo que a gente tenha uma redução sistematizada da parada cardiorrespiratória”, explicou Américo Bez, enfermeiro e consultor do HCor.

Ao todo, 30 hospitais do Nordeste participam da iniciativa. No Ceará, além do HSJ, também integram o projeto os hospitais de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e Geral de Fortaleza (HGF), ambos da Rede Sesa. Entre as metas do grupo de trabalho, estão o aumento da adesão ao protocolo NEWS, a redução das paradas cardiorrespiratórias em 50% e a elevação da percepção dos profissionais das unidades participantes sobre a cultura de segurança até dezembro de 2023.

Interface entre NEWS e TRR

Ruth Araújo, infectologista e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HSJ, informou que o NEWS já era aplicado no hospital antes mesmo da pandemia da covid-19. A ferramenta, a princípio, foi implantada na unidade D e replicada nas outras unidades por meio do treinamento da equipe de Enfermagem pela gerente de Enfermagem, Nancy Costa, e a enfermeira Edilene Rodrigues.

O projeto, segundo a médica, contribuiu para prevenir as ocorrências de PCR ao unir o uso da ferramenta NEWS ao Time de Resposta Rápida (TRR), composto por um médico e um residente de plantão para atender intercorrências de pacientes internados. “A gente só foi ter TRR na pandemia, e o projeto foi uma oportunidade de unir os dois: ter o pessoal detectando precocemente e acionando o médico para poder intervir, evitando a piora dos pacientes”, avaliou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O enfermeiro Américo Bez e a médica hospitalista Daniela Kormann, consultores do HCor, avaliaram a condução do projeto na unidade C do HSJ

A coordenadora de Enfermagem da unidade C e líder de Qualificação Hospitalar no HSJ, Edilene Rodrigues, frisou que, apesar de o HSJ já usar o NEWS desde 2020, a conexão entre NEWS e TRR engrandeceu a assistência, ao dar prazos para que as avaliações aconteçam de forma mais rápida e eficaz.

“Os pacientes são atendidos de forma muito mais rápida, já que o protocolo traz um tempo previsto. Se meu paciente tem um NEWS 4, o médico tem até meia hora para chegar à unidade e atender esse paciente. Se é uma parada cardiorrespiratória, colocamos até dois minutos, que é o código azul. Enquanto o médico chega, a equipe de Enfermagem já começa outras condutas na tentativa de que o paciente retorne”, detalhou.

Outro benefício trazido pelo projeto, conforme Rodrigues, foi a comunicação por meio dos códigos estabelecidos pelo NEWS, preservando o sigilo das informações do estado do paciente. “A comunicação de forma fechada pelos rádios dificulta que terceiros tenham informações do paciente. O médico tem noção da gravidade e, quando ele chega, ele conhece, de fato, os detalhes”, relatou.