Helv se destaca em cirurgias para a extração de pedras nos rins
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), alcançou a marca de 3.600 cirurgias e quase sete mil consultas ambulatoriais na área de Urologia desde que foi inaugurado, há três anos. “Estamos conseguindo oferecer tratamento moderno e minimamente invasivo, o que permite uma recuperação mais rápida aos pacientes”, ressalta a coordenadora médica do serviço de Urologia, Nathálya Gonçalves.
A unidade se destaca em cirurgias para tratamento de litíase renal, popularmente conhecida como pedras nos rins, além de procedimentos para cálculos na uretra e bexiga. Desde o início do serviço, foram realizadas 144 remoção de cálculos renais (nefrolitotomias percutâneas), 601 cirurgia endoscópica a laser (extrações endoscópicas de calculo em pelve renal) e 422 remoção de cálculos da uretra (ureterolitotomias).
Um dos beneficiados pelo serviço de urologia do Helv foi o aposentado Luiz Viana, de 73 anos. Natural de Morada Nova, município localizado a 163 km de Fortaleza, ele deu entrada no hospital no fim de maio para realizar a cirurgia de retirada do cálculo renal. “Agora tudo está ótimo”, afirma ele, que já se recupera em casa.
Apesar de Luiz Viana ser idoso, a médica e coordenadora do serviço, Nathálya Gonçalves, explica que os pacientes de cálculo renal que chegam ao Helv, em sua maioria, têm entre 30 e 50 anos. “A incidência de cálculo em pacientes jovens tem aumentado”, alerta. Fatores genéticos, distúrbios metabólicos, hábitos alimentares como o costume de consumir muita carne vermelha, sal, refrigerantes e outros alimentos ricos em sódio são algumas das causas que aumentam as chances de o indivíduo desenvolver cálculos renais.
Outro destaque da urologia na unidade hospitalar é o tratamento do aumento benigno da próstata, a hiperplasia da próstata. A patologia própria do envelhecimento do homem é caracterizada por sintomas como a dificuldade para urinar. “Conseguimos tratar endoscopicamente (por cavidade natural) o aumento benigno da próstata, bem como realizar cirurgia aberta para próstatas maiores.” ressaltou a especialista.
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci atende pacientes via Central de Regulação de Leitos do Estado. Para ter acesso, é preciso procurar um posto de saúde e, caso a equipe de atenção básica constate a necessidade de um atendimento especializado, essa nova consulta será solicitada via sistema e informada ao paciente. O ambulatório do HELV é aberto de segunda a sexta-feira, mediante marcação, assim como as cirurgias.