O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), participa nesta quarta-feira, 21, da 151ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que ocorre no auditório da Setas, no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmas, a partir das 8h30. Participam do encontro, a secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade; técnicos da Setas; gestores municipais de assistência social; e demais membros da CIB do Tocantins (CIB/TO).
O encontro iniciou com os informes da diretoria do Sistema Único de Assistência Social (Suas); Comissão de Apoio às Conferências Municipais de Assistência Social 2023; Gerência de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios; Serviços da PSB; Programa Criança Feliz; Setor de Benefícios; e Cadastro Único.
A coordenadora da CIB/TO, Sueli Abreu, destacou que os principais pontos a serem tratados no encontro são as demandas oriundas de enquete realizada nas redes sociais com os gestores e técnicos da assistência social em todo o estado. “São duas pautas de grande relevância e que atende a uma demanda oriunda dos municípios. Trataremos da importância do Técnico de Referência nos municípios que não possuem Creas [Centro de Referência Especializado em Assistência Social] e Procad Suas [Programa de Fortalecimento Emergencial de Atendimento]”, destacou.
Entre as demandas da Setas, as Assessorias Técnicas e o Programa Jovem Trabalhador.
CIB
A Comissão Intergestores Bipartite é um espaço de articulação dos gestores municipais e estaduais de assistência social, e caracteriza-se como instância de negociação e pactuação dos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).