Sábado, 23 de Novembro de 2024 16:47
31 98592-5801
Esportes Bahia

Ibicoara e Barra da Estiva se preparam para terceira edição do Rally da Chapada

Trilha de 120 km terá largada dia 15 de julho do centro de Ibicoara e festa da premiação em Barra da Estiva.

20/06/2023 16h10
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Joabe Soares
Foto: Joabe Soares

A menos de 30 dias para a terceira edição do Rally da Chapada – maior rally de aventura da Bahia – a equipe organizadora da prova antecipa algumas novidades da competição que desta vez vai contemplar mais duas cidades da Chapada Diamantina que se destacam na região pelas belezas naturais, gastronomia e agricultura: Ibicoara e Barra da Estiva. Os participantes do Rally da Chapada vão percorrer 120 km de trilhas, por rodovias e estradas vicinais, com largada no dia 15 de julho, às 9h, na praça da Igreja-Matriz de Ibicoara. A chegada e festa da premiação serão no centro de Barra da Estiva.

O secretário de Turismo de Ibicoara, Luan Sampaio, que já atua no ramo do Turismo desde quando se formou na área, credita o sucesso da cidade às belezas naturais das cachoeiras Véu de Noiva, Rio Preto, Licuri e as mais famosas: Buracão, cercada por um grande cânion e queda d’água de 85 metros, e da Fumacinha, que por ter uma trilha de 18 km, exige uma maior resistência física do visitante. Já com relação ao Rally da Chapada, Luan Sampaio, ressalta que moradores e comerciantes de Ibicoara estão ansiosos com a chegada do evento: “É a primeira vez que Ibicoara realiza um rally e um evento desse porte. A expectativa na cidade é altíssima devido ao sucesso das duas primeiras edições. Tenho certeza de que o rally vai aquecer ainda mais o turismo de Ibicoara, assim como a economia que vai girar nesses dias da prova”, relata o secretário.

A prova

Nesta terceira edição, os participantes vão disputar o mais alto lugar do pódio das duas categorias do evento: Turismo 4×2 e Adventure 4×4. Para os veículos com tração nas quatro rodas, o percurso tem uma pegada tradicional offroad. Já para quem vai disputar a prova em um veículo convencional, a organização do evento traçou um roteiro onde será possível a dupla participante testar as habilidades. “No nosso levantamento técnico, escolhemos trilhas diferentes para justificar quem deseja entrar na experiência offroad e para quem deseja aprofundar as qualidades de piloto e navegador numa prova de aventura com pimenta mais ardida na planilha de rally de regularidade. É a hora de separar os adultos das crianças”, brinca o diretor-técnico do Rally da Chapada, Roberto Cunha.

Uma das organizadoras do Rally da Chapada, a jornalista Valeria Castro, reforça que das 50 vagas disponibilizadas no grid de largada, 39 já foram ocupadas. A expectativa da organização é de reunir mais 200 rallyzeiros da Bahia e de outros estados na prova. “Queremos que as equipes tenham uma experiência única em rotas desenhadas com muito critério e mais desafios. Ibicoara e Barra da Estiva abrigam lugares incríveis e é mais uma oportunidade de disputar uma competição e aproveitar o que esses dois destinos nos oferecem”, ressalta Valéria.

Premiação

A chegada da prova, no começo da tarde, será em Barra da Estiva, cidade que tem como forte a agricultura, principalmente no cultivo de morango e no plantio do café. À tarde, os moradores e visitantes das duas cidades realizadoras do Rally da Chapada, vão conhecer os três primeiros lugares das duas categorias desta terceira edição. A festa de encerramento, no começo da noite, terá a participação surpresa de uma tradicional banda baiana, além de apresentação de artistas locais.

O paulista Paulo Oliveira, da Família X, tenta o tricampeonato da competição. Morador de Ibicoara há mais de uma década, Paulinho confessa que, apesar dos títulos anteriores e de conhecer a cidade na palma da mão, defender a liderança dentro de casa requer muito treino. “Pelo que tenho visto, meus concorrentes desta terceira edição estão mais fortes. Há uns meses, eu e minha companheira (navegadora) estamos treinando num novo veículo, que apelidamos de “Jega Potiguara”, uma TR4 invocada que sobe e desce nas estradas e trilhas da Chapada. Correr em casa nos dá vantagem, mas também requer muita responsabilidade”, revela o bicampeão da competição.

O Rally da Chapada é uma realização da N2 Comunicação Integrada & Eventos, com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Sudesb, Prefeitura de Ibicoara e Prefeitura de Barra da Estiva. Mais informações www.rallydachapada.com.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.