O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atende aos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado com asOficinas de Promoção da Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos. A ação ocorreu, na terça, 13, e quarta-feira, 14, em Palmeiras do Tocantins, e nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, ocorre no município de Wanderlândia, ambos no norte do Estado.
O gestor da Setas, Jonis Calaça, destacou que as oficinas são de vital importância e ressaltou que o objetivo é “estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis e incentivar a produção, a utilização e o consumo de alimentos regionais e do uso das plantas alimentícias não convencionais para enriquecer a alimentação”.
A ação também conscientiza sobre aspectos higiênicos sanitários, ambientais e culturais e o não desperdício de alimentos em prol da redução do índice de Insegurança Alimentar e Nutricional e melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.
Os participantes das oficinas são selecionados pelas secretarias municipais de Assistência Social dando preferência aos beneficiários dos programas sociais. Cada oficina atende cerca de 30 pessoas e são ministradas aulas teóricas de práticas. Os alunos colocam a mão na massa e aprendem a preparar receitas saborosas e nutritivas, são pães de batata doce, doces com cascas que iriam para o lixo, torta com recheio de bredo,ora pro nobise vinagreira, entre outras muitas delícias.
De acordo com o cronograma proposto pela Diretoria de Segurança Alimentar da Setas as próximas ações ocorrem de 19 a 23 nos municípios de Porto Alegre e Novo Jardim, e de 26 a 30 em Marianópolis e Abreulândia. A ação já ocorreu, anteriormente, em Nova Olinda e Carmolândia e ainda atenderá cerca de 30 municípios do Estado.
Palmeiras do Tocantins
Em Palmeiras do Tocantins a ação ocorreu na terça e quarta-feira, 13 e 14, e atendeu 19 famílias. A engenheira de alimentos Deana de Paula, responsável por ministrar a oficina, ressaltou que “a ação busca promover a alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos e, portando, incentiva o uso dos alimentos regionais, da época, que apresentam maior valor nutricional, e a utilização de todas as partes dos alimentos”.
Moradora do município, Maria Diná, de 57 anos, com três filhos e um neto, afirmou que aprendeu a utilizar as cascas e folhas comestíveis comuns de sua região como a taioba, bredo, vinagreira e as cascas de legumes, e que irá utilizar esse aprendizado em seu dia a dia e da sua família.
A nutricionista e engenheira de alimentos, Ana Karla Rodrigues, destacou a importância das pessoas conheceram os alimentos disponíveis em suas regiões. “Conhecendo os alimentos disponíveis em sua região e aprendendo a utilizá-los integralmente, estarão aproveitando as boas fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, advindos desses alimentos”.
Wanderlândia
Na manhã dessa quinta-feira, 15, ocorreram as aulas teóricas e na parte da tarde teve inicio as aulas práticas, que prosseguem até esta sexta-feira, 16.
A moradora de Wanderlândia, Maria de Jesus Paz, aposentada, de 70 anos, com sete filhos e 17 netos, destacou que nunca é tarde para aprender. “Algumas coisas eu já sabia, como a utilização da massa da banana, mas teve muitas coisas que eu não sabia e aprendi agora”, destacou ela, complementando que todo aprendizado sempre é importante.
Setas e a Segurança Alimentar e Nutricional
O Governo do Tocantins, por meio da Setas, possui uma diretoria com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, elaborar e executar projetos de alimentação saudável, e melhoria da distribuição de alimentos e combate à subnutrição e a fome, reduzir inadequações alimentares-nutricionais da população pelo aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na região. Entre essas ações estão as oficinas de Promoção da Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos.