Esportes Bahia
Ilhéus recebe o Tour do Judô nesta semana
A etapa de Ilhéus do Circuito Baiano de Judô contará com a presença de 432 inscrições de 381 atletas, sendo 263 no masculino e 118 no feminino, esp...
15/06/2023 11h50
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Divulgação/Febaju

A cidade de Ilhéus, no litoral sul baiano, recebe o Tour do Judô neste sábado (17). Com o início do Circuito Baiano de Judô nesta sexta-feira (16), e a Caravana do Judô acontecendo entre esta terça-feira (13), e quinta-feira (15), os eventos promovidos pela Federação Baiana de Judô (Febaju) acontecem no Ginásio Municipal de Esportes Herval Soledade, que torna a cidade a casa da modalidade no estado nesta semana.

A atividade, com a pesagem na sexta-feira (16), e as lutas no sábado (17), compõe o calendário de competições estaduais da modalidade, apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O circuito já passou por Santo Antônio de Jesus, em abril, e Cruz das Almas, mês passado, seguindo ainda para Juazeiro, em julho, Simões Filho, em agosto, Ribeira do Pombal, em setembro, Jequié, em outubro, Lauro de Freitas, em novembro, e Itabuna, em dezembro.

A etapa de Ilhéus do Circuito Baiano de Judô contará com a presença de 432 inscrições de 381 atletas, sendo 263 no masculino e 118 no feminino, espalhados pelos 32 clubes de toda a Bahia que participam da competição. Eles vão disputar nos tatames as classes sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, senior, iniciantes e veteranos. Nesta edição, acontecem também o Festival Infantil, que contempla crianças a partir de cinco anos, e a seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15. 

Desde terça até quinta, as crianças e os adolescentes matriculados nas redes municipais e estaduais de ensino de Ilhéus estão participando das oficinas para apresentar a modalidade da Caravana do Judô, com os objetivos de fomentar a prática na região e incentivar a implantação de novos núcleos de iniciação esportiva a partir da doação de tatames e quimonos. O projeto, apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, está previsto para quatro cidades no ano, já passando por Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus. Após Ilhéus, a próxima parada é em Ribeira do Pombal.

“Acontece sempre na semana que antecede o circuito baiano porque casamos os dois projetos. Depois, nós executamos o circuito com o apoio da Sudesb. É uma importante parceria para o desenvolvimento do judô na Bahia. A realização conjunta é um sucesso, proporcionando o atendimento de quase 2000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, através das caravanas e das competições de alto rendimento no Circuito Baiano. Essa grande estrutura só é possível com todo apoio governamental dos municípios, do Estado da Bahia e federal”, destaca Marcelo Ornellas, presidente da Febaju.  

Fonte: Ascom Sudesb