Os oito grupos da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 estão definidos para o pontapé inicial da segunda fase da maior competição de base do país, que acontece entre os dias 2 e 13 de julho, com jogos em Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Mata de São João e Cachoeira. Neste ano, em sua 13ª edição, o torneio reúne 235 times ao todo, sendo 208 na fase regional, como homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, e 40 na fase final, com a presença da Seleção Brasileira de Futebol e de outras grandes equipes do país e fora dele.
A Seleção Brasileira Sub-15 já realizou a convocação para a disputa da Copa 2 de Julho, como preparação para o Sul-Americano Sub-15 no fim do ano. Em um dos torneios mais tradicionais da categoria no país, o Brasil joga no Estádio de Pituaçu pelo Grupo A, ao lado de Bolívar, da Bolívia, Fortaleza, Academia Zuarte e Seleção de Sento Sé, advinda da fase regional, em que participaram equipes de todo o estado.
Além deles e de forças do estado, como o Bahia, o Vitória e a Jacuipense, outras equipes atualmente na Série A do futebol brasileiro serão representadas na Copa 2 de Julho, como: Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo. As cinco equipes de cada grupo jogam entre si, com as duas melhores colocadas se classificando para a fase de mata-mata. A tabela com horários e locais exatos dos duelos ainda serão divulgados.
Com o lançamento oficial previsto para o dia 28 de junho, no Foyer da Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, o torneio, que conta com a organização da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF), presta uma homenagem aos 200 anos da Independência da Bahia, celebrada no dia 2 de julho, inclusive, com a mascote “Quiterinha”, em alusão a brava guerreira e ícone da resistência baiana contra os portugueses, Maria Quitéria.
“Estamos muito empolgados com o início da Copa 2 de Julho em um ano importante de celebração da data que nomeia o torneio. É algo que reforça nosso sentimento em ser baianos. Ademais, a felicidade só aumenta com o formato atual, que prestigia os diversos times do interior e conta com a participação da Seleção Brasileira e de grandes equipes do futebol nacional e internacional. Podemos dizer que é uma das maiores competições de base do país pelo número e qualidade das equipes. Além dos vários jogadores que já disputaram uma Copa do Mundo e foram revelados aqui”, destaca Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
A tradicional competição entra na edição de 2023 com as duas fórmulas que a tornou ainda mais forte: os jogos regionais, que classificam as equipes campeãs de cada zonal das 13 cidades-sedes, e a fase principal, com a inclusão das equipes nacionais e internacionais. Na fase final, as principais praças esportivas da Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo Baiano e de Feira de Santana recebem as partidas. Confira os grupos abaixo:
Grupo A – Estádio de Pituaçu, Salvador:
-Bolívar (Bolívia)
Grupo B – Centro de Treinamento da Praia do Forte, Mata de São João
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas
Grupo D – Wet´n Wild, Salvador
Grupo E – Centro de Treinamento do Vitória ou Simões Filho:
Grupo F – Feira de Santana
Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira
Grupo H – Centro de Treinamento do Bahia, Dias D’Ávila:
Fonte: Ascom/Sudesb