Saúde Saúde
Hemocentro do Rio Grande do Sul mobiliza doadores de sangue no Junho Vermelho
No Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), ainiciativa de duas estudantes da área da saúde,Sofia dos SantoseEllen da Silva,é um exemplo a ser segui...
14/06/2023 07h20
Por: Redação Fonte: Secom RS
Os grupos Doutores do Amor e Esquadrão da Alegria participam das ações de mobilização de doadores -Foto: Divulgação SES

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), ainiciativa de duas estudantes da área da saúde,Sofia dos SantoseEllen da Silva,é um exemplo a ser seguido e prestigiado.Por meio daLiga Acadêmicada UniRitter, elas conseguiram mobilizar um grupo de13 pessoas para doarem sangue no Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs).

Para elas, o ato é uma forma defazeralgoimportanteparaquem precisa. “Uma pessoa doando sangue vai salvar quatro vidas, pelo menos.É especial saber que estamos ajudando outras pessoas. Conseguimosreunir um bom númerode doadores”, disseSofia.

De janeiro a junho de 2023, oHemorgsrecebeu 6.245 doações. No mesmo período, em 2022, foram 7.218 doações,ou seja,973 coletas a mais.Aassistente social do Hemocentro,GesianeAlmansa,explica quea diminuição de doadores se deveamudanças climáticas repentinas, resfriados, gripes e até mesmoao uso de medicamentos que podem deixar muitos doadores inaptostemporariamente. Elalembra aindaque a populaçãoemgeralestádesinformada sobrea necessidade diária dedoaçõesparaamanutenção dos estoquesde hemocomponentesem níveis adequados.

Diante desse cenário, oHemorgscontinua solicitando doações de sangue de todos os tipos,especialmenteO+eO-. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon, em Porto Alegre.

Os interessados podem agendar a doação pelo site da Secretaria da Saúde(SES)ou por mensagem deWhatsApppara o número(51) 98405-4260. O agendamento pode ser feito para gruposouindividualmente. Quem não for da capital pode doar no hemocentro mais próximo de sua casa.

Link para agendamento de doação de sangue

Estudantes mobilizaram doadores de sangue por meio da Liga Acadêmica da UniRitter -Foto: Ana Imperatore/Ascom SES

Junho Vermelho

A programação do Hemocentro para celebrar oJunhoVermelho inclui iluminaçãodeprédiosem diversos locais do Estado, palestras de conscientização em empresas e escolas, participação dos grupos Doutores do Amor e Esquadrão da Alegria doando sangue,parcerias em campanhas e atrações culturais no pátio doHemorgs.

Na quarta-feira (14/6), às 14h, haverá uma apresentação da bailarina Julia Franco, do Espaço Multicultural. ABanda da Brigada Militar se apresenta na sexta-feira (16/6), às 10h.

Para agendar palestras de técnicos doHemorgsem empresas ou escolas, bem como a doação para grupos,é necessário entrarem contato com a equipe de captação portelefoneou por mensagem deWhatsApp.

Doação de sangue

Atualmente, o Hemocentro distribui sangue e derivados para cerca de 40 hospitais. São necessárias em torno de 100 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, devido a acidentes, cirurgias ou outras situações clínicas.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para reposição de estoques. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental.

Requisitos para doação:

  • estar em boas condições de saúde;
  • apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • pesar no mínimo 50 kg, com desconto do peso das roupas;
  • ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom