A unidade de Beberibe é destaque no Brasil e vai receber o “Prêmio Polos EaD UAB em Ação”, concedido pela Capes
O estado do Ceará abriga o segundo melhor polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do País. A unidade do município de Beberibe é destaque e vai receber o “Prêmio Polos EaD UAB em Ação”, concedido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A entrega da comenda acontecerá em Brasília, no mês de setembro.
“Essa conquista é motivo de muito orgulho para todos nós e para nosso estado”, celebra o coordenador da Educação Superior da Secitece, Cândido B. C. Neto. Para a coordenadora do polo de Beberibe, Virgínia Tavares, o prêmio é resultado de um trabalho feito por muitas pessoas e instituições parceiras. “É uma honra e uma alegria poder representar o nosso Ceará”.
O Polo UAB de Beberibe foi implantado em 2008, totalizando 15 anos de existência. Atualmente, oferece 14 cursos superiores em andamento, entre graduações e especializações, e deverá iniciar outros quatro cursos: Pedagogia, Ciências Contábeis, Gestão em Saúde e Gestão Pedagógica. Ao todo, já formou mais de 700 egressos e possui 353 alunos matriculados.
O “Prêmio Polos EaD UAB em Ação” tem como objetivo valorizar iniciativas criadas e/ou executadas pelos polos UAB e enaltecer a educação a distância, que tem apoiado na democratização do acesso à educação no País. A comenda premia os polos que mais se destacaram na proposição, na organização e execução de ações de educação e integração com a comunidade, no âmbito municipal e regional.
Os três primeiros colocados no prêmio foram: Santo Antônio da Patrulha/RS, Beberibe/CE e Nova Friburgo/RJ.
Sob coordenação da Secitece, o Ceará conta com 39 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), instalados em 37 cidades e atendendo aos 184 municípios cearenses. A UAB é responsável pela formação superior a distância, com oferta principal de cursos voltada aos docentes do ensino básico, atuando no Ceará há mais de 15 anos. Opera em regime de colaboração entre a Capes, as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) integrantes do Sistema UAB e os mantenedores de polo, em especial os municípios.