A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá apoio da Defesa Civil (DCSC) para elaborar um plano geral de segurança, com planos de contingência para todos os campi da instituição.
O trabalho usará metodologia própria da DCSC para desenvolver planos específicos para cada um dos 13 centros da Udesc, situados em 10 cidades catarinenses.
O projeto-piloto será feito no Centro de Educação a Distância (Cead) , que tem sede no Campus I, em Florianópolis, e servirá como base para as demais unidades.
Além do DCSC, a elaboração do plano terá parceria de servidores da Udesc Cead e do Grupo Coordenado de Ações em Riscos e Desastres (Ceped) .
Visita
Detalhes da parceria foram definidos em visita de representantes da DCSC à sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, no começo de junho.
O pro-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, e o coordenador do Ceped, Felipe Gontijo, receberam o diretor de Gestão de Desastres da DC-SC, coronel César Assumpção Nunes, e o gerente de Operações, Rodrigo Nery. Na Udesc Cead, a comitiva conversou com a diretora-geral, Vera Marques, e o professor Renato de Mello.
Prevenção
O pró-reitor Balduíno destaca a importância de a universidade contar com um plano geral de segurança para minimizar riscos e prevenir desastres. De acordo com o professor Gontijo, os planos de contingência serão adaptados para cada centro, respeitando as vulnerabilidades.
Já o coordenador Jara reforça a importância da universidade ser protagonista em momentos de crise. “Com o apoio da Reitoria e de todos os centros, estaremos mais preparados para situações emergenciais.”
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009