Saúde Saúde
Teste do Pezinho é tema de evento no Dia Nacional da Triagem Neonatal na terça (6)
No Dia Nacional da Triagem Neonatal, 6 de junho, será realizadono auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, das 13...
06/06/2023 07h05
Por: Redação Fonte: Secom RS
Nos últimos anos, como em 2021, o Piratini é iluminado de lilás para chamar a atenção sobre a importância do Teste do Pezinho -Foto: Gustavo Mansur/Arquivo Secom

No Dia Nacional da Triagem Neonatal, 6 de junho, será realizadono auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, das 13h30 às 17h,o evento: A importância do diagnóstico precoce através do Teste do Pezinho. A programação inclui palestras de especialistas e representantes de associações de usuários. O evento é promovido pela Secretaria da Saúde epelaPrefeitura de Porto Alegre.

O teste do pezinho pode detectar seis doenças graves: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência debiotinidase. Atriagem datoxoplamosecongênita foi incorporada recentemente ao Sistema Único de Saúde e está em fase de implantação.

O diagnóstico precoce e o tratamento,quando iniciadorapidamente,são essenciais para diminuir a mortalidade por essas doenças e proporcionar mais qualidade de vida às crianças. Essas doenças podem evoluir para retardo mental ou óbito,se nãodetectadase tratadas até 15 diasapós o nascimento. Sem o exame, elas são de difícil diagnóstico, pois, muitas vezes, não apresentam sinais e sintomas no período neonatal (até 28 dias de vida).

No Rio Grande do Sul, o Serviço de Referência em Triagem Neonatal está sediado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. O exame é feito com coleta de gotas de sangue e deve ser realizada entre oterceiroequintodia de vida do bebê. O teste é obrigatório pelo SUS e deve ser realizado em todos os recém-nascidos nas unidades básicas de saúde da atenção primária dos municípios, que são as portas de entrada para a Rede Estadual de Atenção ao Indivíduo Portador de Doenças Raras.

JunhoLilás

Para chamar a atenção da populaçãoparaa importância do Teste do Pezinho, diversos prédiosda Capitalserão iluminados com a cor Lilás, entre eles o Palácio Piratini, o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa e a lojaLebes. A cor lilás foi escolhida para representar a tranquilidade e a transformação.

Em 6 de junho tambémécomemorada aimplantação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde,e do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul, ambos celebrando, este ano, 22 anos deexistência.

Texto: Ascom SES
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom