Saúde Amazonas
Amazonas avança na vigilância da toxoplasmose em recém-nascidos por meio do teste do pezinho
Criação de fluxo ocorre de forma interinstitucional
05/06/2023 15h10
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
FOTOS:  Divulgação/FVS-RCP

Uma ação interinstitucional de saúde atua no Amazonas para a implantação da detecção de toxoplasmose congênita, em recém-nascidos, por meio do teste do pezinho, exame obrigatório que deve ser realizado para a identificação de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. O objetivo é detectar precocemente a doença infecciosa decorrente de infecção primária da mãe durante a gestação.

Para avançar nesse contexto, estão sendo realizadas reuniões entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

A criação do novo fluxo para o teste do pezinho para toxoplasmose ocorre a partir de orientação do Ministério da Saúde, que incluiu a toxoplasmose congênita no teste. “Tivemos nossa última reunião na segunda quinzena de maio, no dia 24, e estamos engajando as instituições para obtermos a construção plural desse fluxo”, afirma o enfermeiro Diego Queiroz, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

O enfermeiro acrescenta, ainda, que o cronograma de ações para implantação seguirá com reuniões específicas para a vigilância laboratorial com representantes de laboratórios da Semsa Manaus, Hemoam e do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que compõe a FVS-RCP. A partir dos encontros, será construída uma nota técnica conjunta para finalizar a elaboração técnica e aplicar a detecção da doença no teste do pezinho.

Toxoplasmose congênita

A toxoplasmose congênita (TC) é uma doença infecciosa que resulta da transferência do protozoário Toxoplasma gondii, presente por infecção primária da mãe durante a gestação, para o bebê. Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida.

Teste do pezinho

O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos para a identificação em tempo apropriado de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. É coletado na rede pública, obedecendo a procedimentos desde a triagem, confirmação, diagnóstico e tratamento para uma série de condições.