Com a proximidade do 56° Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), técnicos da Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), seguem realizando ações de Vigilância em Saúde, pré-evento, fortalecendo o monitoramento para eventos de massa.
Além da campanha pré-festival, técnicos da Vigilância em Saúde do Amazonas também organizam ações que serão realizadas durante e pós-festival. Participam das atividades integrantes das vigilâncias sanitária, epidemiológica, laboratorial, ambiental e saúde do trabalhador.
Na segunda quinzena do mês de maio, foi cumprida mais uma etapa do cronograma. Dessa vez, realizadas pelas equipes das vigilâncias sanitária e de saúde do trabalhador. Em 25 de maio, foi realizada uma visita técnica nos galpões dos bois bumbás de Parintins.
A equipe emitiu orientações sobre medidas de proteção e segurança para os trabalhadores que constroem as alegorias folclóricas, montam estruturas metálicas e fantasias dos bois Caprichoso e Garantido. Entre as orientações está a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
“Essas medidas visam orientar os trabalhadores para que não haja situações em que os trabalhadores, por exemplo, sofram acidentes ou venham a desenvolver alguma doença”, afirma Cinthia Santos, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual do Amazonas (Cerest-AM), unidade ligada à FVS-RCP.
Essa é a segunda visita técnica do Cerest-AM aos galpões dos bois bumbás esse ano. A primeira foi realizada no dia 27 de abril.
“Observamos, nessa segunda ação, que os trabalhadores estão atentos ao uso do EPI’s. A gente orienta o uso dos equipamentos de proteção individual”, acrescenta Cinthia.
Prevenção a IST’s
Ainda na visita técnica da FVS-RCP realizada na segunda quinzena de maio, o Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), que também integra a fundação, realizou uma capacitação de Prevenção Combinada de HIV, com estratégia de base comunitária e educação de pares.
No período de 24 a 27 de maio, a programação contou com palestras voltadas à testagem rápida para IST, fluxogramas de detecção de IST, além de dispensação de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) para as equipes de saúde local que irão atuar no 56º Festival Folclórico de Parintins.
Entre os serviços de prevenção combinada do HIV que serão disponibilizados no evento estão: PEP, PrEP, preservativos internos e externos, testagens rápidas para HIV, sifilis e hepatites B e C, além de orientações sobre gerenciamento de risco e práticas sexuais seguras.
Técnicos da FVS-RCP também intensificaram o alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins para a realização de ações durante o festival folclórico. As ações tiveram o apoio das Organização da Sociedade Civil (OSC) Rede Amizade e Associação de Redução de Danos (ARDAM).