Qua, 20 de Novembro de 2019

Loja dos artesãos de Acuruí recebe reforma - 30/10/2019 | 14:56

Loja dos artesãos de Acuruí recebe reforma

Gestão revitalizou um dos pontos que mais valoriza a arte, cultura e gastronomia do distrito.

 

No último dia 27 de outubro, moradores e visitantes do Acuruí puderam conferir a Loja de Artesãos do distrito totalmente revitalizada. A Prefeitura de Itabirito, com o apoio da Emater- MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) realizou uma ampla reforma, que proporcionou mais qualidade e conforto. “Estamos muito felizes com essa revitalização, sou artesã desde 2013 e gosto demais do trabalho que eu faço aqui, tenho orgulho de contar a história da nossa comunidade, por meio dos produtos artesanais que produzimos”, destacou Cipriana Pereira de Moraes, artesã.

 

Na loja estão disponíveis diversos produtos da região, como quitutes, bordados, geleias e cachaças. Para que todos esses produtos sejam expostos em um ambiente com a mesma qualidade, a Prefeitura realizou trabalhos de alvenaria no piso, balcão e paredes, reforma de todo o telhado e pintura nas portas e janelas. “É muito importante valorizar a cultura e a economia local. Queremos que todos conheçam o que há de melhor em cada canto de Itabirito, pois temos pessoas de muito talento que produzem belíssimos trabalhos e produtos de qualidade”, enfatiza Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

 

Para continuar proporcionando oportunidade e aprendizado aos artesãos, a Prefeitura firmou uma parceria com a Unisol – Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e a Emater- Itabirito (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). Como resultado dessa iniciativa, estão sendo realizadas várias oficinas para o grupo Acuruí Bem Bordado, para que seja formada uma identidade do local, com sua história e talento dos moradores.

 

“Todos nós estamos trabalhando para que os expositores tenham a chance de mostrar seu trabalho, criando um vínculo. Nas oficinas, a equipe da Emater, que disponibilizou os monitores através de um convênio com a Prefeitura, realizou um trabalho prévio com o grupo, identificando os ícones referência da localidade, para que todo produto tenha uma identidade e o público possa reconhecer de onde é ”, destaca Rainer Cardoso, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

“Nós aprendemos a desenhar os riscos do bordado, valorizando a cultura local, como Maria Conga e Filó, que foram as escravas que desenvolveram o Pastel de Angu. Trazemos a história delas no nosso trabalho, valorizando essa iguaria de grande sucesso”, enfatiza Lígia Soares, artesã. Ela ainda conta que o trabalho dos artesãos está ganhando muito destaque a partir das novas parcerias. “Esses ano já participamos de uma grande feira em Belo Horizonte, a AgriMinas, colocamos um estande na Feira de Desenvolvimento Econômico do município e também expomos o nosso produto na Festa do Pastel de Angu; todas essas oportunidades  estão aumentando a saída do nosso produto”, relata.

 

Revitalização da Igreja de Acuruí

 

O último domingo (27) foi bastante especial para os moradores do Acuruí. A comunidade, além da nova loja dos artesãos, comemorou a reinauguração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, tradicional no distrito, que traz um charme especial à beleza da localidade.

 

O monumento, que é de grande importância histórica e religiosa para Itabirito, ganhou restauração em toda sua parte interior e exterior, protegendo a arte e a tradição das famosas igrejas mineiras. A restauração do local foi uma conquista dos moradores de Acuruí, que buscaram várias parcerias para que a reforma acontecesse, incluindo uma verba especial do Ministério Público e apoio da Prefeitura de Itabirito.

 

Conheça Acuruí

 

Acuruí é um dos distritos de Itabirito cheio de belezas naturais de encantar os olhos. Quem passa por lá pode conferir paisagens atraentes e curtir belíssimos momentos, além de se deliciar com o som dos pássaros e curtir a natureza, que, segundo os moradores, traz diversos benefícios para a saúde. Ainda, existe locais com deliciosas comidas caseiras, feitas no tradicional fogão a lenha.


VOLTAR