Ter, 22 de Outubro de 2019

Semana Nacional do Trânsito em Itabirito é marcada por encenação de acidente - 02/10/2019 | 12:36

Semana Nacional do Trânsito em Itabirito é marcada por encenação de acidente

Ação demonstrou na prática como infrações podem causar acidentes e como a rápida da atuação dos socorristas podem salvar vidas.

 

A Secretaria de Segurança e Trânsito, juntamente com o Centro Integrado de Segurança e Educação da Guarda Municipal, realizou uma ação de Educação para o Trânsito, nos dias 24 e 30 de setembro, que integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito.

Em parceria com a Polícia Militar e as equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Serra Verde, a ação contou com a simulação de um acidente na Praça Dr. Guilherme e na Praça Coronel Baêta. A encenação teve o intuito de alertar motoristas e também pedestres sobre as imprudências no trânsito, como dirigir usando o celular, não usar cinto de segurança e não respeitar a sinalização. Após a simulação, a Guarda Municipal e a equipe da Serra Verde fizeram panfletagem no local.

 

Para o Inspetor Santiago, da Guarda Municipal, a campanha de educação para o trânsito foi fundamental. “A intenção da campanha foi alertar motoristas e pedestres para que tenham mais consciência no trânsito, para que este seja cada dia mais seguro. E, além disso, é importante ressaltar que cada um de nós é responsável pelas nossas próprias vidas e a vida de outras pessoas depende também das nossas atitudes no trânsito”.

 

Um paradoxo importante envolvia a vítima fictícia, que estava entre a vida e a morte, literalmente, representados por um anjo, que auxiliava aos socorristas, e um ceifador, disposto a levar consigo mais uma alma imprudente. José Eustáquio, aposentado que estava passando pelo local, ficou impressionado: “Quando eu vi o carro tombado me assustei, pensei que fosse um acidente de verdade. Acho muito importante acontecer ações como essas, porque as pessoas são imprudentes no trânsito. Talvez agora, depois de ver a cena, elas pensem duas vezes antes de fazer qualquer coisa”.

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

VOLTAR