Ter, 27 de Outubro de 2020

Comida de verdade não tem Ingrediente, Comida de verdade é ingrediente. - 12/06/2019 | 11:12

Comida de verdade não tem Ingrediente, Comida de verdade é ingrediente.

Muito se fala em comer ‘’comida de verdade’’ e diminuir a alimentação industrializada. Nosso guia alimentar aborda esse assunto de forma simples e diferencia alimentos como processados e não processados, características que são o que parecem importar na qualidade de um alimento.

Exemplificando melhor, um alimento não processado, seria aqueles na sua forma mais natural ou que sofreu uma interferencia mínima da indústria: frutas, verduras, carnes, ovos, castanhas, queijo, leite, manteiga, arroz, cereais, feijão pão, atum/sardinha em lata, óleos, entre outros. E os ultraprocessados – mais perigosos p a saúde, são aqueles alimentos acrescidos de 3 elementos principais – SÓDIO, AÇÚCAR, GORDURA, e também os aditivos para dar mais cor, sabor, crocancia – mais chamativos ao paladar do consumidor – biscoitos, macarrão instantaneo, carnes processadas, mortadela, linguiças, salgadinhos, sucos artificiais, refrigerantes, e etc...

Mas será que só o fato de serem ULTRAPROCESSADOS faz deles vilões pra nossa saúde? Foi isso que uma pesquisa recém publicada tentou responder: forneceram uma alimentação igual em calorias, carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, para um grupo. Durante 14 dias eles comeram uma alimentação baseada em ultraprocessados e nos 14 dias seguintes eles comeram uma dieta baseada em não processados. A ingestão era livre, os participantes podiam comer quanto quisessem,embora o montante fornecido ao longo do dia tivesse a mesma quantidade de calorias entre o momento 1 e 2. O que verificaram foi que no período em que comeram a dieta ultraprocessada, os participantes comeram aproximadamente 500 kcal a mais e ganharam aproximadamente 1 kg no período. Qdo passaram para a dieta não processada, conseguiram perder esse excesso de peso adquirido, naturalmente, e comendo a mesma quantidade de macronutrientes. 500 kcal por dia é praticamente uma refeição a mais, os ultraprocessados são mais palatáveis e induzem uma ingestão calórica maior e podem acarretar em ganho de peso e desenvolvimento de doenças cronicas. 

Vamos comer mais comida de verdade e menos daqueles produtos cheios de ingredientes que nunca encontraríamos pra comprar na feira.

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