Ter, 27 de Outubro de 2020

Reduza os sintomas da TPM mantendo uma alimentação saudável! - 12/06/2019 | 11:07

Reduza os sintomas da TPM mantendo uma alimentação saudável!

Durante a fase pré-menstrual, algumas mulheres passam pelos incômodos da famosa TPM.  Os sintomas podem ser físicos ou emocionais, como dor de cabeça, retenção, irritabilidade, desânimo, cansaço, tristeza, vontade louca de comer doces, etc.

Para minimizar os sintomas, é importante manter a produção adequada no nosso corpo de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar, melhora do humor e disposição, que são a serotonina e dopamina, através do consumo de alimentos fonte de aminoácidos como Tirosina e Triptofano. O consumo do Mineral Magnésio, também será fundamental nessa fase.

Além disso, manter a saúde intestinal, com uma alimentação saudável, consumo de fibras adequado e restrição de alimentos ultra processados, é mais importante do que se imagina para sustentar a síntese desses neurotransmissores.

 Algumas dicas de como manter a alimentação para fugir desses sintomas:

• Alimentos fonte de Magnésio: Hortaliças de folhas verdes como espinafre, semente de girassol e castanhas;
• Alimentos fonte de Triptofano: Ovos, Banana,
 aveia, grão de bico, semente de abóbora e cacau;
• Alimentos fonte de Tirosina: Abacate, amendoim, castanhas, Chorella (2 gramas por dia).

Dicas para o período:

1. Consuma mix de sementes e oleaginosas variadas nos lanches intermediários.
2. Faça um lanchinho da tarde misturando o abacate, banana e cacau.
3. Faça um Mix de folhas verdes no almoço e jantar, doure a semente de girassol e abóbora e jogue por cima. 
4. Consuma ovos com espinafre no café da manhã e acompanhe com uma pastinha de abacate, azeite e limão.

O que nem todos sabem, é que existe mais de um tipo de TPM, classificada em tipos A, C, D e H. O que pode amenizar o sintoma para uma mulher, pode não ser o suficiente para a outra. Procure um Nutricionista e relate os seus sintomas para um melhor equilíbrio na sua alimentação. 

Emília Lemos – Nutricionista  Instagram: @emilialemos_nutri WhatsApp: 031 98868-0311

 


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