Sex, 17 de Janeiro de 2020

Ouro Preto, Mariana e Itabirito planejam consórcio para o desenvolvimento da agropecuária - 06/06/2017 | 16:13

Reunião para discutir o consórcio aconteceu no auditório da Prefeitura de Ouro Preto - Foto: Marcelo Tholedo.

Ouro Preto, Mariana e Itabirito estão a um passo de criar uma parceria inédita em Minas Gerais para o desenvolvimento da atividade agropecuária e industrial da região. Um Consórcio que visa o controle integrado da qualidade dos produtos de origem animal e vegetal vem sendo discutido pelos gestores e vai permitir a comercialização dos produtos entre os municípios. A última reunião aconteceu no auditório da Prefeitura de Ouro Preto no dia 24 de maio.

Interessados na melhoria de vida do produtor local, o prefeito Júlio Pimenta, o vice-prefeito Tico Miranda, e o secretário de Agropecuária, Gabriel Corrêa estiveram reunidos com os secretários municipais de Itabirito, Antônio Avelar, e de Mariana, Marcela Cota, para discutir a implantação do projeto. Participaram também do encontro o secretário-executivo do Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Inconfidentes (Coderi), João Humberto, o vereador Chiquinho de Assis, e os idealizadores do projeto, Alexandre Negreiros e Leonardo Faria, da Secretaria de Agropecuária de Ouro Preto.

O prefeito Júlio Pimenta comemorou a sintonia entre os prefeitos dos três municípios. "Estou em constante diálogo com os dois prefeitos e, juntos, conseguimos pensar melhor em ações que promovam o desenvolvimento da nossa região por meio da diversificação da economia."

De acordo com Ângelo Miguel Flores, proprietário do Apiário Flores, da comunidade de Botafogo, em Ouro Preto, o selo traz mais credibilidade para os pequenos agricultores. "As pessoas têm mais confiança em comprar meu produto, pois o comerciante que compra mel, própolis, por exemplo, tem a certeza da procedência dos produtos", disse.

Para a secretária de Desenvolvimento Rural de Mariana, Marcela Cota, o agricultor poderá expandir seus negócios gerando empregos e arrecadação para os municípios. "Essa é uma forma de estimular trabalho e renda para que nossos produtores possam agregar valor aos seus produtos".

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Itabirito, Antônio Avelar, ressalta a integração e otimização das capacidades entre os municípios. "Por que não juntar o corpo técnico dos municípios em prol do desenvolvimento da região? Acho que só temos a ganhar. Estamos maximizando a partir da estrutura que temos, buscando resultados melhores ainda", afirma.

Efetivamente funcionando, este será o primeiro consórcio na área de inspeção de produtos de origem animal e vegetal do estado de Minas Gerais. "Sendo o primeiro de Minas, seremos exemplo para outros Municípios", ressalta Gabriel Correa.

O consórcio despertou o interesse de mais municípios vizinhos, como Ouro Branco, que já entrou em contato com o secretário de Agropecuária de Ouro Preto para aderir ao projeto.


VOLTAR