Sex, 17 de Janeiro de 2020

Parceria de sucesso entre produtores rurais e escolas de Itabirito - 27/04/2016 | 10:09

A merenda escolar dos alunos de cinco escolas de Itabirito tem ganhado um reforço importante por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Em Itabirito, a iniciativa funciona através de uma parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Emater, Sindicato Rural e Associação dos Produtores de Agricultura Familiar de Itabirito. Pela lei, pelo menos 30% dos produtos adquiridos para alimentar os estudantes com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem vir da agricultura familiar. Atualmente, 11 agricultores participam do programa em Itabirito.

De acordo com o diretor de Agropecuária, Rainer Tawyr, a Prefeitura auxilia na logística do programa, doa sementes, mudas, adubos, oferece horas de trator gratuitas aos produtores e também é responsável por buscar o produto na propriedade rural e levá-lo até a escola.

Rainer destaca que a parceria é boa para todos. “Os agricultores ficam satisfeitos por ter um destino certo para a sua produção, os alunos consomem produtos de qualidade e o município promove a comercialização local, importante para o desenvolvimento econômico”.

O prefeito Alex Salvador ressalta a importância do programa para o município. “Além de garantir uma renda a mais aos produtores rurais, a grande vantagem é que a merenda escolar sempre terá produtos frescos e de muita qualidade”.

Rosa Maria de Lima, diretora da Escola Estadual Henrique Michel, primeira escola de Itabirito a aderir ao projeto, explica que a participação do programa exige muito planejamento. “O colegiado da escola define o cardápio, em seguida organizamos a distribuição da verba que temos para fazer as compras, fazemos o pedido dos produtos através de uma chamada pública à associação que repassa a demanda aos produtores”. Mas Rosa garante que a parceria é um sucesso. “Os alunos gostam muito. Os produtos chegam novinhos e muito saudáveis”.

O agricultor familiar, Sebastião Carlos da Silva, fornece toda semana brócolis, cenoura, repolho, abóbora, salsinha e alface para as escolas. Ele destaca o resultado para a classe. “É um ganho a mais que nos proporciona condições de produzir mais quantidade, sem ter que abrir mão da qualidade”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Itabirito – MG


VOLTAR