Sex, 17 de Janeiro de 2020

Secretaria de Agricultura promove curso sobre Planejamento Sanitário na produção animal - 25/05/2017 | 09:21

Com o objetivo de melhorar a produção agropecuária por meio de capacitação, a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu uma palestra sobre Planejamento Sanitário na Produção Animal, na Casa de Cultura, na última quinta-feira (18/05). A apresentação foi feita pelo médico veterinário e professor da UFMG, Eduardo Bastianetto, para um grupo de 50 proprietários rurais de Itabirito. 

O secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Antônio Avelar, informou que a palestra é uma iniciativa com o intuito de levar mais informação ao produtor rural. “Pretendemos instruir nossos produtores com técnicas para a melhora do manejo, da produtividade e da renda”, informou.  

O veterinário Eduardo Bastianetto explicou que o principal desafio no sistema de criação é conciliar a produtividade com boas práticas sanitárias no trato com os animais. “Um gado criado em um ambiente favorável, limpo, livre de doenças, com manejo e alimentação adequados vai resultar em mais qualidade na matéria prima para a produção dos alimentos”, disse.

Segundo ele, o planejamento sanitário é um fator importante e particular para cada processo produtivo de gado de corte e leite. Isso vai possibilitar ao produtor a redução dos riscos da produção e vai proporcionar um produto seguro ao consumidor no fim da cadeia produtiva.

Bastianetto ressaltou que a melhor forma de tratar doenças é preveni-las, pois é necessário planejar ações antecipadamente, evitando os impactos negativos sobre a saúde dos animais. “Um planejamento sanitário adequado vai agregar valor aos produtos e trazer mais lucratividade para o produtor”, finalizou.

O produtor rural, Jesus Vale, dono de um sítio em Bonsucesso elogiou muito a iniciativa da Secretaria em promover cursos para a qualificação dos que vivem do campo, como ele. “Aprendi boas dicas sobre a importância de cuidar bem dos animais e é sempre bom adquirir conhecimento”, contou.


VOLTAR