Qui, 06 de Agosto de 2020

Encontro do Agronegócio movimenta o setor rural em Itabirito - 27/04/2016 | 10:06

Preocupada em fomentar o setor rural do município, a Prefeitura trouxe no dia 14 de março para Itabirito o Encontro do Agronegócio da Região dos Inconfidentes – Programa de Municipalização do Agronegócio (PMA). O evento fez parte de uma série de atividades programadas ao longo do ano em diversas regiões mineiras. Esse foi o 10º encontro.

Na abertura do evento, o prefeito, Alex Salvador, ressaltou a importância da criação da Secretaria de Agricultura. “Precisamos movimentar esse setor e gerar mais oportunidades para os produtores rurais e, assim, diversificar a economia no município”.

No encontro, os participantes que eram em sua maioria estudantes, produtores rurais e líderes sindicais tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre os programas Minas Leite e Minas Carne, Agricultura de Baixo Carbono, a utilização de subprodutos agropecuários na alimentação animal, o panorama do desenvolvimento florestal no estado e na cadeia produtiva da cachaça, os cenários mundial, nacional e mineiro do agronegócio e o papel da macaúba como matéria-prima para a produção de biodisel.

Segundo o subsecretário do Agronegócio, Baldonedo Arthur Napoleão, Itabirito tem um grande potencial e é preciso

movimentar. “Não adianta o governo federal oferecer programas e atividades. Se não tiver a liderança do poder público, o processo fica incompleto. Vejo que Itabirito está no rumo certo. Aqui tem uma liderança ativa. A criação da secretaria já é um grande passo”, afirmou Baldonedo em seu discurso.

O estudante, Luíz Otavyo Torres (23), aprovou a iniciativa. “Achei bastante interessante conhecer de perto o cenário agrícola de Itabirito. Esse evento é uma grande oportunidade para todos nós”.

O encontro foi uma realização da Prefeitura de Itabirito e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA),por intermédio da Subsecretaria do Agronegócio.


VOLTAR